VIDA URBANA
Corpo de Bombeiros tem 709 profissionais
Quantitativo é de um bombeiro para cada grupo de 5.312 pessoas; efetivo não é suficiente, diz Corporação.
Publicado em 11/11/2012 às 17:00
No Corpo de Bombeiros, o efetivo em toda a Paraíba totaliza apenas 709 profissionais distribuídos por seis Batalhões, resultando na média de um bombeiro para cada grupo de 5.312 pessoas. Conforme o comandante da corporação, coronel Jair de Barros, o quantitativo não é suficiente e necessita de incremento para maior operacionalidade.
Assim com na PM, a carência maior está relacionada ao número de soldados. Para o comandante, é necessário a implantação de uma política de ingresso anual de novos bombeiros militares para suprir a ausência de aproximadamente 25 oficiais e praças que ingressam na Reserva anualmente.
“Já foi feito um diagnóstico do efetivo e encaminhado à Secretaria de Segurança. O documento será examinado pelo secretário (Cláudio Lima) e posteriormente encaminhado ao governador do Estado, que irá analisar a viabilidade de realizar um concurso público. Nós buscamos atender a população rapidamente e da melhor forma possível, mantendo a nossa corporação como uma das que possui maior credibilidade em todo o mundo”, explicou o coronel Jair.
O 2º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), localizado em Campina Grande, absorve a maioria dos profissionais, são 172 militares para cobrir uma área que compreende 60 municípios. O 1º BBM, com sede em João Pessoa, conta com 94 militares para atender a capital, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbú e Santa Rita. A capital ainda conta com 93 bombeiros militares designados para atuar no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).
Em Guarabira, o 3º BBM dispõe de um efetivo formado por 112 Militares para atender a 53 municípios. Na cidade de Patos, o 4º BBM conta 86 profissionais para fiscalização de 47 cidades. No alto Sertão do estado, o 5º BBM, com sede em Cajazeiras, possui 48 bombeiros para atender a 46 cidades.
Já a 1ª Companhia Regional do 1º BBM é responsável por absorver 61 bombeiros que atuam em três cidades e na 1ª Companhia Regional do 5º BBM, em Sousa, atuam 43 bombeiros.
Comentários