CULTURA
Ver Brasil exibe Acácio
Projeto Ver Brasil exibe neste final de semana 'Ovos de Dinossauros na Sala de Estar' e 'Acácio'; exibições acontecem no Espaço Cine Digital.
Publicado em 21/07/2012 às 6:00
Neste sábado e domingo, sempre às 19h, o projeto 'Ver Brasil' exibirá os documentários Ovos de Dinossauros na Sala de Estar (2011), de Rafael Urban, e Acácio (2008), de Marília Rocha.
As sessões gratuitas que têm o foco no cinema documental acontecem no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa.
O curta-metragem Ovos de Dinossauros na Sala de Estar narra a história da alemã Ragnhild Borgomanero, uma senhora de 77 anos. Ela estudou fotografia digital e fez cursos de programação nesta área para manter viva a memória de seu esposo, Guido, um diplomata que morreu em 2005, aos 83 anos, e que possuía a maior coleção particular de fósseis da América Latina.
Já o longa-metragem Acácio descortina a vida do etnólogo Acácio Videira.
Após 30 anos vivendo em Angola, o português se mudou para o Brasil acompanhado por sua esposa, Maria da Conceição. Na bagagem, ele trouxe um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses.
O documentário explora as reminiscências em imagens e relatos pessoais, debruçando na jornada ao passado do casal e reconstituindo os laços históricos e políticos dos três países em que viveram: Portugal, Angola e Brasil.
Para o próximo final de semana, o projeto exibirá mais um longa da mineira Marília Rocha, A Falta que me Faz (2009), sobre um grupo de meninas que vivem o fim da juventude. As sessões do 'Ver Brasil' em João Pessoa vão até o dia 19 de agosto.
Comentários