CULTURA
Campina de ontem e hoje
Livro 'Retratos de Campina Grande - Um Século em Imagens Urbanas' será lançado nesta sexta-feira (3) no auditório da Fiep.
Publicado em 03/08/2012 às 6:00
Campina Grande ganha mais um importante registro de sua história com o lançamento do livro Retratos de Campina Grande - Um Século em Imagens Urbanas (publicado pela Editora da UFCG e pela Prefeitura Municipal de Campina Grande), que acontece às 18h desta sexta-feira, no auditório principal da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).
A obra, de autoria dos professores da UFCG Jonatas Araújo Lacerda Júnior e Agostinho Nunes da Costa Lira, conta com 550 páginas e duas mil fotografias antigas e atuais de Campina Grande, colecionadas durante uma década.
Durante o lançamento, os autores irão receber medalhas de honra ao mérito oferecidas pela Câmara de Vereadores de Campina Grande como reconhecimento do trabalho em prol da preservação da história da cidade.
No evento, também estarão presentes o escultor pernambucano José Corbiniano Lins e o escritor e colunista do JORNAL DA PARAÍBA, Braulio Tavares, que escreveu o prefácio do livro.
Jonatas afirma que o intuito da obra é preservar a história de Campina Grande e mostrar para as novas gerações o processo de transformação que a cidade apresentou desde a sua fundação.
“No livro os leitores poderão conferir a imagem antiga ao lado de uma foto atual para que possa perceber como determinado prédio ou rua se transformou ao longo dos anos”, ressaltou o autor.
Ele lembra que algumas fotografias mostram patrimônios históricos de Campina Grande que hoje não existem mais e foram substituídos por construções modernas.
"Em princípio, não fizemos restrição nenhuma às imagens incluídas no livro. Todas as que tinham alguma relevância histórica entraram. Há desde fotos panorâmicas da cidade como registros de monumentos como a casa de Geraldino Duda, arquiteto do Teatro Municipal Severino Cabral", aponta Agostinho Nunes.
Comentários