VIDA URBANA
Operação da Energisa identifica ligações clandestinas na capital
Foram realizadas 160 inspeções e duas pessoas foram autuadas e levadas à delegacia para responder por furto de energi.
Publicado em 19/06/2012 às 6:00
A Energisa Paraíba encontrou 16 ligações clandestinas na manhã de ontem no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. No total, foram realizadas 160 inspeções e duas pessoas foram autuadas e levadas à delegacia para responder por furto de energia elétrica. A operação da empresa continua hoje no bairro e vai vistoriar estabelecimentos comerciais da Josefa Taveira e da Alfredo Ferreira da Rocha.
Em um ano, a Energisa estima que o Estado perdeu R$ 15 milhões em arrecadação de impostos por conta do roubo de energia. A ação contou com 53 profissionais da Energisa, entre eletricistas, técnicos e engenheiros e também foi acompanhada pela equipe da Delegacia de Serviços Concedidos (Descon), formada pelo delegado, três agentes, um perito e um auxiliar de perito.
A operação em Mangabeira foi montada após medições da Energisa detectarem aumento de consumo de energia no local, sem que houvesse o equivalente em pagamentos.
De acordo com o gerente de Medição e Combate às Perdas da Energisa, Felipe Vianelly, a companhia dispõe de tecnologia para identificar os possíveis locais de fraude. “Identificamos os pontos em que há grande possibilidade de haver fraudes e viemos averiguar. A Energisa faz esse tipo de operação com frequência, em todo o Estado”, explicou Felipe.
Segundo o delegado da Descon, Luiz Carlos Monteiro, quem recorre ao “gato” para obter energia é autuado por furto, como previsto no artigo 155 do Código Penal. A multa prevista é de 30% em cima do valor que deveria ter sido pago durante o período de infração.
Comentários