POLÍTICA
PSB trabalha adesões e quer dobrar bancada na Câmara de JP
PSB busca ampliar bancada de vereadores na câmara e conta com adesões para articular coligações na disputa do pleito deste ano.
Publicado em 04/01/2012 às 6:30
Apesar da previsão de que o processo eleitoral de 2012 só vai "disparar" mesmo após o Carnaval, os partidos já se movimentam rumo à disputa, articulando as alianças para formatar as coligações. O PSB prevê aliança com pelo menos 14 partidos, contando com a expectativa do retorno do PT, e ainda aposta na adesão de novas agremiações. O presidente municipal do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, revelou que está dialogando, por exemplo, com o PC do B. “Temos perspectivas de mais adesões, estamos conversando, está cedo ainda”, disse Barbosa. Para a disputa proporcional em João Pessoa, a perspectiva do partido é duplicar a bancada de vereadores na Câmara Municipal.
Hoje, o PSB tem três vereadores na Câmara de João Pessoa: Bira Pereira, Sandra Marrocos e Zezinho Botafogo. Ronaldo Barbosa disse que, com o aumento das vagas de 21 para 27 vereadores na Casa Napoleão Laureano, o partido pode duplicar sua bancada, e, dependendo dos partidos coligados e da capacidade de seus candidatos, a coligação pode atingir oito vereadores eleitos.
Ele acredita que o quociente eleitoral nesta eleição vai ficar bem mais baixo que na última eleição municipal, realizada em 2008, ficando entre 14 mil e 15 mil votos. Na eleição anterior, o quociente eleitoral chegou a quase 20 mil. “Dependendo da coligação, é possível entrar gente com 2.500 votos”, afirmou.
O PSB de João Pessoa já tem inscritos um total de 28 pré-candidatos a vereador, postulando disputar vaga na Câmara Municipal de João Pessoa. Em nível estadual, o PSB está presente em 205 municípios em toda a Paraíba.
Barbosa disse que as reuniões para discutir o processo eleitoral ainda não começaram. Mas, adiantou que o partido pretende construir um programa de governo com a participação de todos os partidos aliados e a presença popular, incluindo a sociedade civil e os movimentos sociais. “Em função disso, vamos ter plenárias, com o movimento de mulheres, o movimento negro, movimento comunitário, da juventude e outros segmentos”, disse o presidente da legenda socialista em João Pessoa.
Comentários