TECNOLOGIA
Intolerância à lactose é comum em bebês prematuros
Publicado em 22/04/2012 às 13:00
Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge implacável diarreia. A deficiência congênita é comum em prematuros nascidos com menos de 30 semanas de gravidez. Nos recém-nascidos de gestações completas, os casos são raros e de caráter hereditário.
Em qualquer época da vida pode aparecer esta incapacidade de produção ou uma inibição temporária, por exemplo, na sequência de uma toxinfecção alimentar que trouxe dano à mucosa intestinal.
Igualmente, a dificuldade pode advir de lesões intestinais crônicas como nas doenças de Crohn e de Whipple, doença celíaca, giardíase, AIDS, desnutrição e também pelas retiradas cirúrgicas de longos trechos do intestino (síndrome do intestino curto). “É importante procurar o médico para fazer o diagnóstico preciso”, orienta o médico Gláucio Nóbrega.
Luiza disse que tanto ela como a irmã desenvolveram o problema de intolerância à lactose. “O médico não soube precisar há quanto tempo temos o problema, mas o importante é termos diagnosticado e estarmos fazendo o tratamento".
Comentários