CULTURA
A arte do Grafite da ficção para vida real
Antes de ter as tintas e os canetões como companheiros, Matarazzo chegou a pintar muros, na época da escola.
Publicado em 27/05/2012 às 8:00
O laboratório feito por Jayme Matarazzo para criar o grafiteiro Rodinei, em ‘Cheias de Charme’, fez com que o ator levasse a arte das ruas para casa. Totalmente familiarizado com o grafite, ele transformou o escritório e o próprio quarto em estúdios para praticar o que aprendeu. “Grafitei tudo e acabei pintando a parede várias vezes para grafitar de novo. Virou uma oficina’’, brinca o ator.
Antes de ter as tintas e os canetões como companheiros, Matarazzo chegou a pintar muros, na época da escola. Mas foi com o laboratório intensivo para a novela que tomou gosto pela arte de rua. “Lembro que, quando recebi o perfil do personagem, peguei pesado nos estudos e fui procurar um grafiteiro pela internet’’, revela.
Entre os responsáveis por ensinar o ator a pintar está Marcelo Ment, que já grafitou em Barcelona e Paris.
Matarazzo ainda se encontrou com a dupla ‘OsGemeos’, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. No universo urbana desde o final dos anos 1980, eles são autores do grafite ‘O Estrangeiro’, que foi removido do Vale do Anhagabaú, em São Paulo, em fevereiro deste ano. “Tentei conhecer diferentes mundos. A arte que vai para a galeria, a que serve à publicidade, a da comunidade e a que já foi para fora do país’’, conta.
Sobre a relação do papel na TV com a vida real, Matarazzo, que publica seus desenhos por meio do aplicativo Instagram, conta que Rodinei lhe deixou uma herança. “Ele me deu esse olhar do artista, de pensar que o grafite é desenho, além de atitude e mensagem. Traz essa vida de moleque, mas culto’’, afirma.
Zapeando
Finalmente a estreia
Neste domingo, às 20h30, Rafinha deve finalmente estrear o programa ‘Saturday Nigth Live’ - já adiado duas vezes. Após atrasos na produção, o humorista - que também é o produtor-executivo - diz que o público vai se surpreender. “Todos estão satisfeitos. Com os recursos que temos, esse projeto não tem como dar errado”. Rafinha vem acompanhado de uma equipe de nove jovens comediantes. Como acontece na edição norte-americana, o programa gira em torno de esquetes ligados a assuntos atuais. “Inevitavelmente vamos acabar magoando alguém’’, já adianta Rafinha, acostumado às polêmicas e prevendo futuras discórdias.
BBC lança canal para Brasil
A BBC lança, na próxima segunda-feira, o primeiro canal em alta definição da emissora britânica no Brasil. Por enquanto, o BBC HD está incluído somente no pacote Top HD da Net (valor sob consulta) e vai legendar a maioria dos programas. Até o final do ano, quer fazer parte da grade de outras operadoras. A BBC hoje já está presente no país com programas jornalísticos em inglês. A proposta do BBC HD é expandir isso para a área de entretenimento, agora em português
Tipo exportação
A produtora brasileira Floresta vai realizar uma versão internacional do ‘The Ultimate Figther’ (TUF). Assim como faz para a Globo, a empresa de Elizabetta Zenatti vai produzir o reality show de lutadores para uma TV australiana. A informação é da coluna ‘Outro Canal’, da ‘Folha de S. Paulo’.
Novos fazendeiros
A Record isolou os 16 participantes de ‘A Fazenda 5’, que estreia nesta terça-feira Entre outros, estão confirmados no elenco o ator e modelo Gustavo Moraes, que mora nos Estados Unidos; o juiz de futebol Diego Pombo; a modelo Shayene Cesário, e a dançarina Simone Sampaio. A lista de confirmados continua com o ator Felipe Folgosi, o também ator Lui Mendes, a modelo Viviane Araújo, a ex-VJ Penélope Nova e a ex-panicat Nichole Bahls.
Comentários