icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Professora da escola municipal recebe prêmio nacional da Cooperjovem

Ela desenvolve ações do Programa Cooperjovem objetivando seus alunos a pensarem sobre sua conduta e a dos outros a partir dos princípios, valores éticos e morais do cooperativismo.

Publicado em 24/11/2008 às 18:15

Da Redação
Com informações da PMCG


A Escola Municipal Luzia Dantas, localizada no Alto Branco, em Campina Grande, está sendo destaque nacional no ensino dos princípios e valores éticos e morais do cooperativismo, por meio da escolha da professora Edilene Gertrudes da Silva, que recebeu recentemente o 5º lugar no Prêmio Educador Cooperjovem 2008. O prêmio é concedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (Sescoop) e Organização das Cooperativas Brasileiras.

A professora Edilene Gertrudes da Silva desenvolve ações do Programa Cooperjovem objetivando seus alunos a pensarem sobre sua conduta e a dos outros a partir dos princípios, valores éticos e morais do cooperativismo. As ações sensibilizam e instrumentalizam os alunos para a cooperação na sala de aula, na escola, em casa e na comunidade, efetivando a melhoria do ensino por meio dos temas do cooperativismo.

Edilene explica que o desenvolvimento da proposta ocorreu de forma interdisciplinar e isso não significou carga de trabalho além da prevista no currículo. "A abordagem interdisciplinar permitiu que os conteúdos que eu daria de forma convencional, seguindo o livro didático, fossem ensinados e aplicados na prática, o que deu sentido ao estudo. Planejamento e sistematização foram essenciais", ressaltou.

Todo o trabalho foi desenvolvido em etapas e, como resultado, a percepção da professora foi de que houve no ambiente escolar uma inovação gradativa, beneficiada pelo espírito coletivo, aumentando o bom relacionamento entre professora-aluno, aluno-aluno, além de ter melhorado a auto-estima de todos com a prática solidária.

A gestora da escola, Maria Edvânia Braga, informa que o ensino dos princípios, valores éticos e morais do cooperativismo vem acontecendo desde 2006. Ele começou por iniciativa do Escritório Estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo, beneficiando também as Escolas Municipais Luiz Gomes e Frei Dagoberto Stucker, todas no Alto Branco

Maria Edvânia garante que no início do ano os professores das escolas normalmente enfrentam dificuldades para ministrar suas aulas, devido à falta de respeito e concentração dos alunos, mas com o passar dos meses este panorama vai se modificando, numa gradativa melhoria dos níveis de aprendizagem e concentração. Hoje, mais de 400 alunos nas três escolas são beneficiados com a iniciativa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp