EDUCAÇÃO
Professora da escola municipal recebe prêmio nacional da Cooperjovem
Ela desenvolve ações do Programa Cooperjovem objetivando seus alunos a pensarem sobre sua conduta e a dos outros a partir dos princípios, valores éticos e morais do cooperativismo.
Publicado em 24/11/2008 às 18:15
Da Redação
Com informações da PMCG
A Escola Municipal Luzia Dantas, localizada no Alto Branco, em Campina Grande, está sendo destaque nacional no ensino dos princípios e valores éticos e morais do cooperativismo, por meio da escolha da professora Edilene Gertrudes da Silva, que recebeu recentemente o 5º lugar no Prêmio Educador Cooperjovem 2008. O prêmio é concedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (Sescoop) e Organização das Cooperativas Brasileiras.
A professora Edilene Gertrudes da Silva desenvolve ações do Programa Cooperjovem objetivando seus alunos a pensarem sobre sua conduta e a dos outros a partir dos princípios, valores éticos e morais do cooperativismo. As ações sensibilizam e instrumentalizam os alunos para a cooperação na sala de aula, na escola, em casa e na comunidade, efetivando a melhoria do ensino por meio dos temas do cooperativismo.
Edilene explica que o desenvolvimento da proposta ocorreu de forma interdisciplinar e isso não significou carga de trabalho além da prevista no currículo. "A abordagem interdisciplinar permitiu que os conteúdos que eu daria de forma convencional, seguindo o livro didático, fossem ensinados e aplicados na prática, o que deu sentido ao estudo. Planejamento e sistematização foram essenciais", ressaltou.
Todo o trabalho foi desenvolvido em etapas e, como resultado, a percepção da professora foi de que houve no ambiente escolar uma inovação gradativa, beneficiada pelo espírito coletivo, aumentando o bom relacionamento entre professora-aluno, aluno-aluno, além de ter melhorado a auto-estima de todos com a prática solidária.
A gestora da escola, Maria Edvânia Braga, informa que o ensino dos princípios, valores éticos e morais do cooperativismo vem acontecendo desde 2006. Ele começou por iniciativa do Escritório Estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo, beneficiando também as Escolas Municipais Luiz Gomes e Frei Dagoberto Stucker, todas no Alto Branco
Maria Edvânia garante que no início do ano os professores das escolas normalmente enfrentam dificuldades para ministrar suas aulas, devido à falta de respeito e concentração dos alunos, mas com o passar dos meses este panorama vai se modificando, numa gradativa melhoria dos níveis de aprendizagem e concentração. Hoje, mais de 400 alunos nas três escolas são beneficiados com a iniciativa.
Comentários