VIDA URBANA
ASPLAN se torna parceira da campanha contra a Febre Aftosa na PB
Entidade vai orientar associados, que também são agropecuaristas, para a importância da vacinação do rebanho.
Publicado em 06/05/2011 às 20:55
Da assessoria
Convidada pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, na pessoa do secretário executivo de Agropecuária, Rômulo Montenegro, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN) esteve presente na cerimônia de lançamento da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa, que aconteceu, recentemente, na Estação Experimental da Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), em Alagoinha.
De acordo com Neto Siqueira, que é produtor associado da ASPLAN e representou a entidade na cerimônia, existem muitos produtores de cana que também são agropecuaristas e, por isso, é importante abraçar a causa. “Vamos divulgar com os nossos associados a campanha para que ela tenha ainda mais êxito”, afirma.
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, a primeira etapa da campanha acontecerá entre os dias 1º e 31 de maio. Neste período serão vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos a partir do primeiro dia de vida. A meta é imunizar acima de 90% do rebanho, por município.
“Vamos orientar os nossos associados que também são agropecuaristas, a cumprirem as normas de vacinação da campanha, imunizando suas cabeças de gado e apresentando as ampolas, como comprovação, para a Defesa Agropecuária Estadual para que se faça o monitoramento do rebanho bovino paraibano”, disse Neto Siqueira.
Atualmente a Paraíba é considerada área de risco médio em relação a febre aftosa e o êxito da campanha pode mudar este quadro já no próximo ano, elevando à Paraíba, junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ao status de área livre da doença, e isso só acontece se a cobertura vacinal atingir os objetivos.
“Em nome do presidente da entidade, Raimundo Nonato, a ASPLAN se compromete em apoiar a campanha contra a aftosa, através da divulgação das ações entre seus associados, pois entendemos que o combate à doença além de melhorar a conceituação da Paraíba, é uma contribuição importante em termos de saúde pública”, afirma Neto Siqueira.
Comentários