icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

ASPLAN se torna parceira da campanha contra a Febre Aftosa na PB

Entidade vai orientar associados, que também são agropecuaristas, para a importância da vacinação do rebanho.

Publicado em 06/05/2011 às 20:55

Da assessoria

Convidada pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, na pessoa do secretário executivo de Agropecuária, Rômulo Montenegro, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN) esteve presente na cerimônia de lançamento da Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa, que aconteceu, recentemente, na Estação Experimental da Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), em Alagoinha.

De acordo com Neto Siqueira, que é produtor associado da ASPLAN e representou a entidade na cerimônia, existem muitos produtores de cana que também são agropecuaristas e, por isso, é importante abraçar a causa. “Vamos divulgar com os nossos associados a campanha para que ela tenha ainda mais êxito”, afirma.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, a primeira etapa da campanha acontecerá entre os dias 1º e 31 de maio. Neste período serão vacinados apenas os animais bovinos e bubalinos a partir do primeiro dia de vida. A meta é imunizar acima de 90% do rebanho, por município.

“Vamos orientar os nossos associados que também são agropecuaristas, a cumprirem as normas de vacinação da campanha, imunizando suas cabeças de gado e apresentando as ampolas, como comprovação, para a Defesa Agropecuária Estadual para que se faça o monitoramento do rebanho bovino paraibano”, disse Neto Siqueira.

Atualmente a Paraíba é considerada área de risco médio em relação a febre aftosa e o êxito da campanha pode mudar este quadro já no próximo ano, elevando à Paraíba, junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ao status de área livre da doença, e isso só acontece se a cobertura vacinal atingir os objetivos.

“Em nome do presidente da entidade, Raimundo Nonato, a ASPLAN se compromete em apoiar a campanha contra a aftosa, através da divulgação das ações entre seus associados, pois entendemos que o combate à doença além de melhorar a conceituação da Paraíba, é uma contribuição importante em termos de saúde pública”, afirma Neto Siqueira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp