ESPORTES
Jogos Indígenas contam com 23 tribos na disputa
Mais de 20 tribos participam dos Jogos Indígenas, que foram abertos nesta quinta-feira (24) em Baía da Traição.
Publicado em 25/05/2012 às 6:30
Os Jogos Indígenas da Paraíba 2012 foram abertos ontem com uma cerimônia realizada na Aldeia Forte, localizada no município de Baía da Traição. O evento constou de desfile dos representantes das 23 tribos participantes e apresentação do toré, dança típica dos povos indígenas, além do juramento do atleta e acendimento da tocha.
O juramento do atleta chamou a atenção do público presente porque foi feito na língua tupi pelo índio Josafá Padilha, da Aldeia São Francisco, que fica na Baía da Traição. Já o índio Manoel Santos, da Tribo Brejinho, em Marcação, ficou responsável pelo acendimento da tocha e volta olímpica. O cacique Sandro Gomes declarou os jogos abertos oficialmente.
Na solenidade, o governador Ricardo Coutinho foi representado pelo secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Walter Aguiar, que em seu discurso destacou o empenho do governo em trabalhar em prol da população da Paraíba.
Já o representante da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), professor José Hugo Coelho, que tem mais de 37 anos dedicados ao esporte na Paraíba, ressaltou a alegria e ansiedade dos índios para que chegasse esse dia.
“Passei quase uma semana preparando esses Jogos e pude perceber a alegria e, ao mesmo tempo, ansiedade, principalmente dos mais jovens. Todos estão gratos ao governo do Estado pela organização”, frisou Coelho.
Os Jogos Indígenas 2012 contam com a participação de mais de 20 tribos das cidades de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação. As competições estão sendo nas modalidades de arco e flecha, futsal, futebol de campo, arremesso de lança, corrida da tora, cabo de guerra e corrida.
Comentários