icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Minissérie sobre vida conturbada da cantora Maysa estréia na Globo

Minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração" vai ao ar a partir desta segunda-feira (5), na Globo.

Publicado em 05/01/2009 às 9:56

Astier Basílio, do Jornal da Paraíba

O ano era 1961. Maysa, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli partiram em excursão ao Chile, Argentina e Uruguai. Lá, Maysa e Bôscoli iniciam um caso amoroso. O detalhe é que Bôscoli era noivo de Nara Leão, musa da Bossa Nova.

Para a surpresa de todos, de Bôscoli inclusive, no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, poucos minutos antes de voltar para o Brasil, Maysa dá um telefonema e pede que repórteres se dirijam ao Galeão, pois ela dará uma notícia sensacional. O avião pousa. Bôscoli estranha tantos repórteres. Maysa declara: “A notícia é a seguinte. Vou me casar com Ronaldo Bôscoli, aqui presente, e ninguém pode impedir.”

Esta história, contada pelo escritor Ruy Castro no livro ‘Chega de Saudade’ é só uma das muitas vividas por Maysa, que abandonou um casamento infeliz com um marido de uma família tradicional para realizar o sonho de ser cantora. Amanhã, a Rede Globo/TV Cabo Branco leva ao ar, depois da novela ‘A Favorita’, a telebiografia da cantora, ‘Maysa - Quando Fala o Coração’. A responsabilidade de transpor para a televisão é de ninguém menos que Jayme Monjardim, único filho da cantora, que dirige a minissérie, escrita por Manoel Carlos.

Manoel Bandeira, o grande poeta de “Pasárgada”, dedicou a Maysa os seguintes versos: “Os olhos de Maysa/ são dois não sei que/ dois não como diga/ Dois oceanos não pacíficos”. A atriz que encarnará este belo par de olhos é uma gaúcha de 31 anos, um rosto ainda não muito conhecido do grande público.

Larissa Maciel tem carreira no teatro e atuações na rede RBS, do Rio Grande do Sul. Ela bateu mais de 200 concorrentes e teve oito meses de trabalho intensivo, com leitura de diários, biografia, além de ter acesso a fotografias, filmes, documentários e toda a discografia de Maysa, que morreu em 1977, aos 41 anos.

As dificuldades foram muitas. Teve de eliminar o sotaque, aulas de canto e não cair na armadilha de imitar. “É para ser uma homenagem e não uma imitação”, conta Monjardim, que escalou os seus dois filhos, André e Jayme Matarazzo, para o interpretarem, respectivamente, quando criança e quando jovem.

Manoel Carlos só começou a escrever a minissérie quando foi decidido quem seria a atriz. Larissa chamou a atenção pela semelhança. Manoel Carlos achou impressionante como as duas se pareciam.

“Dediquei quase um ano da minha vida exclusivamente a Maysa. Foram oito meses de preparação, mais três meses de gravação”, diz a atriz. Manoel Carlos também falou sobre o trabalho: “Fiz essa minissérie como um presente para o Jayme. Foi, sem dúvida, um dos trabalhos mais difíceis e mais prazerosos da minha carreira”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp