icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cartaxo vai anunciar reforma na equipe de secretários até o final do mês

Gestor vai esperar saída de vereadores que ocupam cargos na gestão para preencher espaços que estão vagos.

Publicado em 12/02/2016 às 9:47

Até o fim do próximo mês o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), vai realizar uma ampla reforma administrativa em sua equipe de governo. Cartaxo vai aproveitar a desincompatibilização dos três vereadores que atualmente comandam secretarias na prefeitura para garantir uma equipe que possa acompanhá-lo até o fim do segundo semestre. A expectativa é que na reforma o prefeito anuncie também nomes para pastas que ainda estão sem titulares.

A intenção é fazer uma reforma mais ampla para evitar o 'entra e sai' de secretários, característico de sua gestão. Ele pretende fechar a equipe somente no fim de março, de uma forma mais ampla e que contemple todas as mudanças necessárias, não só a substituição dos vereadores que irão retornar à Câmara. Além dos três vereadores, seis pastas possuem carência de auxiliares, sejam secretários ou adjuntos.

Até o dia 2 de abril, os vereadores Helton Renê (PP), da Secretaria de Proteção e Defesa ao Consumidor; Marcos Vinícius (PSDB), da Secretaria de Comunicação, e Pedro Alberto Coutinho (PTB), do Instituto de Previdência do Município, vão deixar a gestão para concorrer nas eleições de outubro. Conforme a legislação eleitoral, aqueles que pretendem concorrer no pleito de outubro devem se afastar dos cargos.

“A legislação obriga, então eles vão ter que retornar à Câmara Municipal. São vereadores que estão cumprindo papel importantíssimo na nossa gestão, mas terão que retornar ao Legislativo até o fim de março para disputar a reeleição”, explicou Cartaxo. O prefeito, no entanto, não adiantou os novos nomes que devem compor sua equipe.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde é um exemplo das frequentes mudanças na equipe de Cartaxo. Foram cinco mudanças na titularidade da pasta em pouco mais de três anos de mandato. Porém, nem sempre o prefeito anuncia prontamente um substituto. Em alguns casos, as pastas permanecem sem secretários, como é o caso do Orçamento Participativo (OP), da Secretaria de Turismo e da Transparência Pública.

Desde que os petistas Jackson Macedo e Éder Dantas entregaram seus cargos, após Cartaxo se desfiliar do PT, tanto o OP quanto a Transparência Pública são comandados por interinos. Na Secretaria de Turismo, o cargo de secretário permanece vago há um pouco mais de tempo. Há quase nove meses o vereador Bruno Farias (PPS) deixou o cargo, após reclamar do baixo orçamento destinado ao Turismo. A secretária adjunta, Grace Kelly, o substituiu interinamente, mas pouco tempo depois pediu para sair.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp