CULTURA
Atriz Glória Menezes esbanja vitalidade na novela 'Totalmente Demais'
Na vida de Glória, o sucesso e o reconhecimento vieram como resultado de um talento singular
Publicado em 28/02/2016 às 9:00
Qualquer um que tenha assistido televisão desde de sua criação no Brasil está familiarizado com o rosto de olhos levemente puxados e boca carnuda de Glória Menezes. Desde que deixou de ser Nilcedes – seu nome verdadeiro, resultado da junção do nome dos pais, José Nilo (Nil) e Mercedes (cedes) -, nunca deixou de brilhar. Mas engana-se quem pensa que o nome foi escolhido prevendo grande fama e consagração. “Nilcedes não é nome, né, é uma coisa. Escolhi Glória porque acho bonito e Menezes pelas minhas origens portuguesas. E tudo fechava 13 letras, para dar sorte”, conta a atriz.
Gloria Menezes não tinha um papel fixo em novelas desde 2008, quando viveu Irene Fontini em “A Favorita”, agora vem arrasando como a impulsiva Stelinha, em “Totalmente Demais”. Na trama, ela é mãe do protagonista Arthur (Fábio Assunção) e vive envolta em conflitos familiares com a neta e o ex-marido. “Esse é o tipo de papel que nunca tinha feito. Já interpretei mulher rica, má, esnobe, mas a Stelinha tem um lado diferente. É uma futilidade saudável”, destaca a atriz, afirmando que adora o clima das gravações.
Na vida de Glória, o sucesso e o reconhecimento vieram como resultado de um talento singular, mas também de um temperamento generoso. Nunca teve pudores ou restrições para viver um personagem, sempre esteve disposta a encarar o que viesse. Por causa deste temperamento gentil e amoroso, a atriz coleciona bem mais do que prêmios e personagens.
Os mais de 55 anos de carreira não mudaram algumas características que marcam a personalidade de Glória Menezes. A atriz revela que ainda fica nervosa antes de uma entrevista ou sessão de fotos, decora minuciosamente os textos e não os altera jamais, cumpre rituais de concentração antes de entrar em cena, o que inclui fazer a própria maquiagem, e ensina todo e qualquer elenco a repetir o Responso de Santo Antônio antes do início de qualquer espetáculo. Talvez por isso seja tão grande a vitalidade que a atriz demonstra dentro e fora dos palcos.
“Não me pergunte, porque eu não sei. O dia em que eu a perder, vou saber que a perdi. Mas tenho 81 anos apenas no papel. Sei que tenho vitalidade, graças a Deus. Minha mãe era assim, acho que isso é um privilégio das mulheres gaúchas”, afirma.
Parceria para além dos palcos
O casamento de 54 anos com Tarcísio Meira, seu par em muitas novelas, se torna ainda mais perfeito quando protagonizado na vida real. Os dois se conheceram no teatro, enquanto ensaiavam peças diferentes. Ele estava começando na vida artística, e ele já fazia sucesso por sua atuação nos palcos. Os dois costumam contar que ele a viu por entre as coxias e caiu de amores pela beleza daquela mulher loira e exuberante.
Glória já havia casado antes de conhecer Tarcísio. A união foi arranjada pela família com um primo quando a menina tinha só 18 anos.
Já separada, ao conhecer Tarcísio a parceria foi tornando-se mais intensa e afinada. Pouco depois do casamento veio o único filho do casal, o também ator Tarcísio Filho. “Não planejamos ter um filho só, mas as coisas foram acontecendo. Nossa vida era muito corrida, precisei deixar Tarcisinho muitas vezes com minha mãe, enquanto a gente gravava novela”, comenta.
Quando o assunto é aposentadoria, Gloria afirma, “só vou parar no dia em que não puder subir mais no palco. Enquanto eu puder e tiver papel pra mim, houver convites, estou lá. Tarcísio tem a mesma disposição, depois de 20 anos voltou ao teatro, e eu achei ótimo. Fiquei orgulhosa dele”, vibra a atriz.
Comentários