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ECONOMIA

Operadoras revelam que investem na PB

Operadoras de celulares foram unânimes em garantir que a expansão de cobertura e do tráfego de dados fazem parte das prioridades de investimentos.

Publicado em 04/03/2012 às 7:00


Se por um lado as panes tornam-se cada vez mais frequentes, sugerindo que é preciso que as operadoras de telefonia móvel devem investir em melhoria de serviços em proporção maior do que investem nas suas promoções para conquistar novos clientes, por outro lado, as empresas garantem que já realizam investimentos frequentemente e que o sistema não é tão frágil quanto às vezes parece ser.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com todas as operadoras de telefonia que atuam no estado para solicitar informações sobre investimentos e as falhas no sistema que acontecem e deixam os clientes sem conseguir realizar ou receber chamadas. Em linhas gerais, as operadoras foram unânimes em garantir que a expansão de cobertura e do tráfego de dados fazem parte das prioridades de investimentos.

A assessoria de imprensa da Oi informou que “os investimentos realizados pela empresa entre julho e setembro de 2011 totalizaram quase R$ 1 bilhão, o que representa um crescimento de 60% no comparativo com o mesmo período de 2010”.

Já a assessoria da Tim revelou que no triênio 2011-2013, a previsão de investimento é de R$ 8,5 bilhões, mantendo 85% do valor para a estruturação e manutenção da rede.

Segundo a assessoria, está prevista a “implantação de novas Estações Rádio Base (ERBs), modernização e substituição de outros elementos de rede com o mesmo foco na melhoria da qualidade dos serviços e na ampliação da capacidade de tráfego de voz e dados”.

Com relação a problemas de oscilação do sinal como o ocorrido entre os dias 1º e 2 deste mês, a assessoria da empresa informou que os serviços de telefonia móvel e fixa estão sujeitos a variações na rede que podem, eventualmente, causar desconexão da chamada e oscilação de sinal, mas que a “TIM investe constantemente em sua rede e conta com equipes técnicas capacitadas para agir rapidamente na ocorrência de falhas”.

Empresa de telefonia mais recente no mercado paraibano, a Vivo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que em 2011 os investimentos destinados ao Estado foram de R$ 20 milhões e garantiu que recentemente não foram registradas panes que impossibilitem originar ou receber ligações.

Da mesma maneira, a assessoria de imprensa da Claro informou que a empresa ampliou os investimentos em melhorias da prestação de serviços e ressaltou que a empresa “trabalha para oferecer ofertas agressivas aos clientes, mas sem sacrificar a qualidade de seus serviços. Isso porque a operadora se prepara previamente para adequar-se ao aumento da demanda de forma a não sobrecarregar a sua rede”.

PANE E QUEDA DE SINAL
Com qualidade de sinal crítico atingindo todas as operadoras, nem mesmo buscando a alternativa de ter dois ou três chips das operadoras vem resolvendo o problema do estudante de marketing da Unip e guia turístico, Erickson Diniz. "Como uso bastante celular, constato quedas bruscas ou falta de sinal, quando não pane que ocorreu com a Oi durante três dos quatro dias de Carnaval na cidade de Baía da Traição", reclama Erickson.

Já a advogada Eliete Lucena notou quedas constantes nas ligações da operadora Tim, que oferece ligação a R$ 0,25 por tempo indeterminado. As quedas têm prejudicado a comunicação da família.

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Jornal da Paraíba

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