icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fiéis lotam Santuário da Guia

Celebrada há mais de 100 anos, tradicional 'Festa da Guia' reuniu milhares de fiéis da Paraíba e de Estados vizinhos.

Publicado em 13/10/2012 às 6:00


Milhares de fiéis da Paraíba e de Estados vizinhos acompanharam, na manhã de ontem, a 23ª Romaria da Guia em Lucena, Litoral Norte do Estado. Com o tema 'Com a Virgem Mãe da Guia acolhemos Jesus, nossa Alegria”, os romeiros foram recepcionados, desde as 3h da madrugada, para seguir em peregrinação ao Santuário da Guia. “Eu vim porque alcancei uma grande graça, que foi a do meu filho parar de beber. Estou aqui novamente para pedir outra graça e confio que Deus e Nossa Senhora da Guia vão me conceder. Enquanto eu tiver pernas fortes, virei à romaria”, declarou Maria Soares, 72 anos, enquanto subia, apoiando-se na filha, a ladeira que dá acesso ao Santuário.

Durante o percurso, fiéis de todas as cidades se uniram na adoração à 'Virgem Mãe da Guia'. Sônia Bezerra, 62 anos, levou toda a família. “Sou muito devota, participo dessa romaria desde que a estrada era de barro e carrego meus filhos e netos. Nós temos que nos apegar com Maria, a nossa mãe”, lembrou, acompanhada do filho, Carlos Bezerra, 42; da nora, Janicleia Freire, 22; e da neta Maria Isabel, de apenas 11 meses.

A tradição da Festa da Guia, celebrada há mais de 100 anos (embora a romaria só tenha iniciado em 1990), também atrai fiéis de longe. Mais de 30 ônibus chegaram ao local trazendo os romeiros. Wilfred Gadelha, 71, morador de Pernambuco, disse que tinha muita vontade de participar da caminhada e resolveu comparecer este ano.

“Achei magnífico. Eu sou mais do que devoto de Nossa Senhora da Guia, eu sou afilhado dela, já que ela é minha madrinha de batismo”, contou. No pátio do santuário, onde foi colocada uma imagem da santa, muitos fiéis se aglomeraram para 'conversar' mais de perto com a Virgem Mãe.

Josefa Serafim, 76 anos, revelou o que disse em oração. “Pedi uma graça de cura interior e exterior”, disse, enquanto aguardava o início da missa campal, celebrada no pátio do Santuário por volta das 8h.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que destacou a importância da Nossa Senhora da Guia para a Igreja Católica.

“O próprio nome 'guia', orientadora no caminho de Deus, caminho de amor e esperança. Maria, para nós, cristãos, significa a mãe que cuida, que está como pedagoga nos formando continuamente para a cidadania. Isso não só dentro dos ditames religiosos, mas também familiares e sociais”, enfatizou Dom Aldo, ao lembrar que o povo gosta de se unir e publicamente expressar sua fé. “Romaria significa busca”, completou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp