POLÍTICA
Audiência pública discutirá estratégias para combater a Gripe A na PB
Para o deputado esse é um momento que todos os envolvidos com a educação e saúde no Estado devem voltar à atenção para as escolas, ambiente de fácil proliferação da doen&ccedil
Publicado em 29/07/2009 às 11:58
Da Redação
Com assessoria do deputado
O deputado Rodrigo Soares (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa convocou todos os representantes das Secretarias de Educação e Saúde, estadual e municipal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e representantes dos órgãos envolvidos com a educação e saúde no Estado e toda a sociedade civil para uma audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (30), às 9h30, no plenário José Mariz. A audiência vai discutir e definir estratégias conjuntas de combate e prevenção à nova gripe.
De acordo com a ANVISA os ambientes fechados favorecem o contágio da Gripe A. As escolas são lugares de grande circulação de pessoas, das mais diversas idades e por isso podem ser consideradas potenciais transmissoras da doença.
Outro ponto preocupante é que nas escolas circulam muitas crianças que nessa época do ano estão mais sujeitas a infecções respiratórias, por possuírem um sistema imunológico ainda precário. O mesmo ocorre com idosos. Mulheres grávidas também devem redobrar os cuidados. Na Paraíba sete casos foram confirmados, sendo uma morte, três estão sendo monitorados e 18 foram descartados.
Para o deputado Rodrigo Soares esse é um momento que todos os envolvidos com a educação e saúde no Estado devem voltar à atenção para as escolas, já que esse é um ambiente de fácil proliferação da doença. Ele destacou, ainda, que nas férias muitas pessoas aproveitam para viajar o que aumenta o risco de contágio com o retorno das aulas.
“Sabemos que essa é uma doença com a qual devemos nos preocupar. Já tivemos a primeira morte e não podemos permitir que essa doença atinja as escolas, por isso, estamos nos mobilizando. Se traçamos uma estratégia eficiente de combate e prevenção a essa gripe conseguiremos diminuir os riscos e quem sabe até eliminá-la no Estado”, enfatizou o deputado.
Comentários