icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Mesmo sem experiência, funcionários temporários podem ser efetivados

Maioria dos contratos é feito por três meses.

Publicado em 02/01/2011 às 8:00

Karoline Zilah

A maioria dos contratos de trabalho feitos pelos hotéis com seus novos funcionários no verão segue o regime temporário. Os novatos assinam compromisso por três meses e, ao término deste período, podem ser efetivados ou dispensados. Para a maioria dos trabalhadores, a expectativa é de que o emprego temporário ganhe estabilidade e seja 'promovido' a efetivo.

"Geralmente, abrimos mais vagas temporárias no começo do ano, mas vale salientar que nada impede que a pessoa seja contratada. Vai depender da desenvoltura do profissional e da necessidade do hotel", comentou Tâmara Targio, gerente do Hotel Village.

Experiência

Como as contratações acontecem com em caráter de urgência, o tempo de treinamento é curto. Por isso, o setor hoteleiro acaba contratando profissionais que já tenham alguma experiência na área para a qual se candidatam. Neusilene Araújo, assistente da gerência do Hotel Tambaú, explica que a empresa oferece um treinamento interno para os funcionários novos, mas que o ideal é que ele já traga na bagagem algum conhecimento do serviço.

Apesar da exigência, nada impede que novatos sejam agregados à equipe neste período. Alguns setores permitem que a mão de obra seja aperfeiçoada no dia a dia de suas atividades.

No caso do Hotel Village, há um programa de estágio para estudantes de Turismo, que geralmente trabalham no setor de recepção. Até menores de idade podem ter uma oportunidade. O hotel firmou um convênio com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), admitindo adolescentes dos 14 aos 16 anos para trabalhar na recepção do café da manhã ou como mensageiros, tendo assim seus primeiros contatos com o mercado de trabalho.

Para participar, os aprendizes devem estar matriculados em escolas da rede municipal ou estadual e precisam ter boas notas. Quando passam a trabalhar no hotel, eles são dispensados de suas atividades uma vez por semana durante um ano para assistir às aulas de qualificação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp