VIDA URBANA
Eleitores votaram cedo na capital
Muita gente chegou cedo aos locais de votação para evitar filas e também foi registrada grande procura por formulários de justificativa de voto.
Publicado em 08/10/2012 às 8:00
Pontualmente às 8h da manhã do domingo foram abertas as 9.017 seções das cinco zonas eleitorais do município de João Pessoa, maior colégio eleitoral do Estado com 480.237 votantes.
Muita gente chegou cedo aos locais de votação para evitar filas e também foi registrada grande procura por formulários de justificativa de voto. No Lyceu Paraibano, um dos maiores do Estado, as pessoas começaram a se aglomerar a partir das 6h.
O tempo médio de votação foi de aproximadamente 30 segundos.
O mecânico industrial Tadeu Alustial, encabeçava a fila para entrar no Lyceu e foi o primeiro a depositar o voto na seção 25.
“Fiz questão de chegar antes das 7h para garantir um dos primeiros lugares na fila porque tenho compromissos no resto do dia e precisava cumprir essa obrigação cedo. A votação não levou muito tempo porque neste ano só precisamos optar por dois candidatos e eu não precisei usar cola, já sabia os números de cor”, afirma Tadeu.
Quem pretendia cumprir logo cedo a obrigação do voto, teve que chegar cedo aos locais de votação. Pela manhã houve nos colégios eleitorais grande movimentação de eleitores com fila preferencial: idosos, deficientes, gestantes e mães com crianças de colo.
Apesar de longas filas nos maiores colégios eleitorais, o tempo de espera foi relativamente curto. A duração de todo o processo de identificação do eleitor e procedimentos na urna (digitação e confirmação dos números) durou em média 30 segundos.
Mesários atribuem a rapidez ao fato de a maioria dos eleitores já estarem habituados ao sistema eletrônico de votação e também pela quantidade de escolhas neste pleito: apenas duas (prefeito e vereador). (Cecília Lima e Luzia Santos)
Comentários