CULTURA
Exposição busca semelhança de mitos gregos com mulheres da atualidade
Trabalhos da artista plástica Lili Brasileiro ficam em exposição até esta sexta (18) no Museu Assis Chateaubriand (MAC), da UEPB.
Publicado em 14/12/2015 às 19:35
Resultado de uma pesquisa que a artista plástica Lili Brasileiro vem realizando sobre mitologia grega, a exposição “Deusas Gregas” fica em cartaz no Museu Assis Chateaubriand (MAC), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, até esta sexta-feira (18).
Nela, com uma linguagem contemporânea e mesclando matérias como cerâmica, porcelana, telas, ladrilhos e guarda-sóis, Lili, professora da instituição, aborda os arquétipos femininos gregos. A mostra conta com aproximadamente 108 peças.
A artista utilizou diversas deusas como vetor artístico, mas dentre elas podem-se destacar Deméter (deusa da agricultura), Afrodite (deusa do amor), Ártemis (deusa dos animais e da caça), Hera (rainha do Olimpo, conhecida também como a deusa protetora do casamento, da vida e da mulher), Atena (deusa da sabedoria e das artes) e Héstia (deusa do lar, dos laços familiares e do fogo).
O diretor do MAC, Ângelo Rafael, destaca que “Deusas Gregas” vem coroar as demais exposições recentemente abertas no museu: “Transluz” e “Corpo Poema”. “Interessante é que o ano fecha com três exposições que se complementam, cimentando o MAC sob a égide das identidades, gêneros e arquétipos femininos, findando com elementos de uma cultura que fundamentou o Ocidente”, frisou.
Serviço
Exposição “Deusas Gregas”, da artista plástica Lili Brasileiro;
Onde: MAC/UEPB, na Rua João Lélis, 581, Catolé – Campina Grande;
Visitação: até o dia 18 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 19h
Entrada Gratuita
Comentários