icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Locais de votação em bairros de JP se esgotam

Nos Bancários e no Cabo Branco, as seções eleitorais já não comportam mais novos eleitores.

Publicado em 17/01/2014 às 8:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:33

Pelo menos dois bairros de João Pessoa já atingiram a lotação máxima de eleitores e outros quatro estão com a capacidade de atendimento comprometida. Nos Bancários e no Cabo Branco, as seções eleitorais já não comportam mais novos eleitores, que estão sendo direcionados para bairros vizinhos. Também se aproximam do limite de atendimento as seções eleitorais localizadas nos bairros do Bessa, Tambaú, Manaíra e Valentina.

De acordo com o chefe do Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Nilson Nunes, a revisão eleitoral motivada pelo recadastramento biométrico tem levado vários eleitores a transferirem seus títulos, provocando grande procura nos bairros onde há crescimento populacional e debandada dos bairros centrais, onde o comércio tem crescido em detrimento da população residencial. “Este é um ano atípico.

Como se trata de uma revisão eleitoral, aqueles eleitores que se mudaram nos últimos anos estão aproveitando o recadastramento biométrico para transferir o domicílio eleitoral”, afirmou Nunes.

As zonas 70ª e 76ª, que contemplam os bairros da zona sul e da praia, são aquelas onde há maior demanda. De acordo com o chefe do cartório da 70ª Zona, Sérgio Grisi, em bairros como Cabo Branco, Bessa e Manaíra não há como ampliar os locais de votação. “ Não temos como aumentar a capacidade de eleitores nesses bairros, onde os locais de votação estão praticamente esgotados. Além de não ter como expandir as seções, não temos como abrir novos locais de votação, simplesmente porque não há locais com as características necessárias”, disse Grisi. Para atender à demanda da zona sul, a Justiça Eleitoral abriu um local de votação na Universidade Federal da Paraíba. “Este espaço é para atender os eleitores dos Bancários e do Castelo Branco. Lá teremos a capacidade de abrir de 20 a 30 seções tranquilamente”, disse. Segundo Grisi, a ideia é transformar o Espaço Cultural, em Tambauzinho, em outro local de votação, mas provavelmente isto não será possível este ano em função da reforma.

No bairro de Valentina, quatro novas seções foram criadas este ano, segundo Nilson Nunes. “O eleitorado vem aumentando bastante naquela área, principalmente em função dos loteamentos que estão surgindo. Lá, tivemos a possibilidade de abrir quatro seções nos locais de votação existentes. Os cartórios eleitorais estão atentos a essa movimentação em todas as seções e naqueles bairros onde for possível aumentar, essa ampliação ocorrerá”, garantiu Nunes.

Na 77ª Zona, onde estão lotadas as seções eleitorais do Grotão e Bairro das Industrias, também há superpopulação eleitoral. Já a 1ª e a 64º Zonas Eleitorais, que concentram os bairros centrais, como Tambiá, Centro, Torre e Bairros dos Estados, o fenômeno é justamente o contrário. Segundo o chefe em exercício do Cartório da 1ª Zona, a população desses bairros têm migrado para outros bairros. “Antes da revisão, tínhamos um eleitorado de aproximadamente 93 mil eleitores. Hoje, estamos com cerca de 84 mil”, ilustrou.

A Justiça Eleitoral recomenda o número máximo de 400 eleitores por seção. Nos bairros mais populosos, segundo Nilson Nunes, há casos de seções com cerca de 500 eleitores.
“Em algumas seções ampliamos o número para atender a população, mas é preciso que haja também a colaboração dos eleitores, que muitas vezes não querem caminhar duas ou três quadras até o local de votação”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp