VIDA URBANA
Sintur-JP amplia prazo para cadastro biométrico
Estudantes terão até 11 de outubro para fazer o cadastramento da biomatria.
Publicado em 30/09/2016 às 7:25
Os estudantes de João Pessoa terão mais prazo para efetuar o cadastramento biométrico do Passe Legal. O prazo para efetuar o cadastramento seria até esta sexta-feira (30), porém, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano da capital (Sintur-JP) resolveu ampliar o prazo até o dia 11 de outubro. Até a ultima quarta-feira (28), 86% dos 92 mil usuários esperados já tinham feito o cadastro, de acordo com o Sintur.
Nesta quinta-feira (29) as filas para efetuar o cadastramento na sede do Sintur, na avenida 13 de maio, Centro, se estendiam por toda rua, chegando a dobrar a esquina do quarteirão. Após 11 de outubro só os usuários do Passe Legal que tenham feito o cadastramento biométrico poderá usar o serviço. O cadastramento continuará disponível a todos os usuários depois da data limite definida pelo Sindicato.
Todos os ônibus de transporte urbano de João Pessoa já foram equipados pra efetuar o registro das impressões digitais, que a partir de 11 de outubro será necessário para que a passagem do estudante seja validada. Atualmente o estudante só precisa passar o cartão do Passe Legal na máquina e apresentar a carteira de estudante ao cobrador.
Quando encerrar o cadastramento e o sistema for liberado, quando o estudante passar o cartão na máquina, uma luz branca vai acender na biometria indicando que o estudante precisa fazer a leitura biométrica. Após a leitura, o estudante apresenta novamente o passe legal e está liberado para cruzar a catraca.
O diretor do Sintur-JP, Mario Tourinho, orienta que os estudantes aproveitem o momento de recarregar o cartão para fazer o cadastramento. “Como estes usuários ativos recarregam o Passe Legal com frequência, já podem tirar algum tempo para fazer o cadastramento em uma destas ocasiões. É um processo rápido e que vai garantir a segurança dos estudantes e evitar fraudes no sistema”, diz.
De acordo com a Sintur, o cadastramento pode ser feito em seis pontos espalhados pela capital paraibana. A recomendação do órgão é para que os estudantes procurem os pontos mais próximos de suas instituições de ensino ou trabalho, que costumam ter menos pessoas, para evitar a formação de filas que eram registradas na sede do órgão, no Centro, no início do cadastramento biométrico.
Confira a lista dos postos e o horário de atendimento:
Sede do Sintur, Centro - De segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h
Mercado Público de Mangabeira - De segunda a sexta, das 8h às 17h
Manaíra Shopping - De segunda a sexta, das 10h às 22h, e nos sábados, das 10h às 18h
Shopping Sul, Bancários - De segunda a sexta, das 10h às 19h, e nos sábados, das 10h às 18h
Centro de Vivência da UFPB - De segunda a sexta, das 8h às 17h.
Comentários