icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Microempresas lideram empregos

Dados da Caged mosram que microempresas geraram um saldo de 11,968 mil postos de emprego, de janeiro a agosto deste ano.

Publicado em 17/10/2012 às 6:00


As microempresas de até quatro funcionários são destaque na Paraíba quando o assunto é geração de empregos formais este ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), consolidados pelo Sebrae nacional, mostram que essas empresas geraram um saldo de 11,968 mil postos no acumulado de janeiro a agosto deste ano. O saldo englobando todos os portes de empresas até agosto na Paraíba gerou um saldo de 7,052 mil postos. Nos oito meses, essas microempresas registraram geração de vagas positiva. Os meses de maio (2.400) e agosto (1.774) tiveram os maiores picos no ano de empresas com até quatro funcionários.

Com a inclusão das micro e pequenas empresas (MPEs) na Paraíba de até 99 funcionários, o saldo cai para 9,787 mil vagas geradas. Já as médias e grandes empresas (MGEs) acumularam ainda um saldo negativo até agosto de 2,705 mil postos.

O resultado foi visto com naturalidade pela analista do Sebrae Paraíba, Bera Wilson, que atribui a grande quantidade de empregos gerados pelas MPEs à sua predominância em todo o Estado. “Temos um volume maior de micro e pequenas, que representam entre 98% e 99% das empresas paraibanas. Dessa forma, a lógica é que boa parte da mão de obra vá mesmo para esses pequenos negócios”, destacou.

A divulgação do sistema de Empreendedor Individual (modalidade de negócio caracterizada pelo faturamento máximo de R$ 60 mil por ano) também é lembrada como um dos fatores primordiais que têm alavancado a geração de emprego e de renda no Estado. “Muitos pequenos negócios estão se formalizando, o que eleva o número de vagas. Infelizmente, não temos um número significativo de grandes empresas e quem absorve a mão de obra são as pequenas”, disse.

“As empresas maiores não conseguem crescer num ritmo tão acelerado, pois a economia paraibana é formada quase que inteiramente por MPEs. Venho percebendo uma ascensão vertiginosa de pequenos mercadinhos e supermercados médios de bairros, salões de beleza, empresas de recreação, entre outras, fato que também está associado ao maior poder aquisitivo das classes C, D e E atualmente, principais clientes desses estabelecimentos. Além disso, as MPEs têm maior facilidade de se adaptar ao mercado”, ressaltou a gerente de Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Ivani Costa.

Líder nas contratações deste ano, as empresas com até quatro funcionários como a Blosson Ville, loja que trabalha com venda de cosméticos e perfumes, fez uma contratação este ano.

"Normalmente são duas funcionárias na loja, mas estava sozinha desde o ano passado. A dona demorou para contratar outra pessoa por causa da correria do final do ano, mas isso acabou sendo possível em março”, explicou uma das vendedoras, Emília Ferreira.

Apesar das pequenas empresas de 20 a 99 funcionários acumularem um saldo negativo este ano (-607), a loja Sport Line foi uma das exceções nas estatísticas e realizou contratações.

Com 23 funcionários, a loja especializada em material esportivo abriu três novas vagas para colaboradores no mês de maio, em virtude do aumento da demanda.

“A procura é maior no começo do ano, principalmente por causa da compra de uniformes para as escolas, por isso a empresa tem sempre que aumentar a equipe. Eu e mais dois funcionários fomos chamados por essa razão”, resumiu a vendedora Josicléa dos Santos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp