EDUCAÇÃO
Paraibanos participam de encontro de educação em Natal
Dia do maracujá, aumento do plantio e incremento na economia local. Isso além da crescente ação de desenvolvimento educacional na Escola Municipal João Alves Torres, em Araruna.
Publicado em 11/09/2008 às 16:43
Maurício Melo,
enviado especial em Natal
Dia do maracujá, aumento do plantio e incremento na economia local. Isso, além da crescente ação de desenvolvimento educacional na Escola Municipal João Alves Torres, em Araruna. Este é o resultado da aplicação de técnicas e teorias desenvolvidas pelo Oi Tonomundo, programa responsável por uma rede virtual de escolas que interagem e dividem projetos para aplicação de novas tecnologias no ensino da rede pública no Brasil.
Estes resultados foram expostos no quinto Encontro Tonomundo, que aconteceu entre os dias 9 e 13 deste mês no hotel Parque Costeira, na Capital do Rio Grande do Norte. A Paraíba participou com representantes de quatro municípios: Conde, com a Escola Estadual Professor João C. Vinagre, Araruna, com a Escola Municipal João Alves Torres, Catolé do Rocha, com a Escola Estadual João Suassuna, e Santa Luzia, com a Escola Municipal Ana Brito.
Cada uma das escolas desenvolveu um projeto específico e de acordo com as necessidades locais. A rede, na verdade, ajuda apresentando soluções utilizadas em outras cidades e podem servir de exemplo ou de ponto de partida para as próprias descobertas e aplicações. Também os novos resultados serão incluídos na rede virtual e divididos com os demais participantes.
Além de usar da rede e lançar seus resultados, cada membro pode usar a virtualidade para se associar e trabalhar junto com outras escolas. Este é o caso da educadora Palmira Palma, de Moçambique (à direita na foto à cima ao lado da diretora do Oi Fututo, Samara Werner), que desenvolve projetos baseados em ações implantadas no Brasil e que mantém cotidiano contato com os estudantes daqui. Dividindo experiências, via web, as ações educacionais são potencializadas.
Comentários