POLÍTICA
Assembleia e CMJP retomam atividades na próxima semana
Na AL os trabalhos serão retomados na segunda-feira (18); Já na Câmara Municipal trabalhos serão reiniciados na terça-feira (19).
Publicado em 15/02/2013 às 6:00
A semana que vem marca o retorno das atividades na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Municipal de João Pessoa. No parlamento estadual os trabalhos serão retomados na segunda-feira (18), com uma sessão solene a partir das 14h30, que contará com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB). Na ocasião, ele fará uma prestação de contas das ações do seu governo em 2012.
A presença de Ricardo na Assembleia foi confirmada ontem pelo secretário chefe do Governo, Adriano Galdino.
Antes do Carnaval os deputados se reuniram para a posse da nova mesa diretora. O deputado Ricardo Marcelo (PEN), que foi reconduzido ao cargo de presidente da Casa, disse que vai trabalhar em colaboração com todos os parlamentares. “Reassumo a presidência com a humildade de quem sabe que só a colaboração de todos e de cada um construirá a harmonia que buscamos. Todos terão em mim, em qualquer circunstância, a mais respeitosa convivência, a determinação de compartilhar, o respeito no divergir e as mãos dadas para progredir”, afirmou.
Após a instalação da nova legislatura, os deputados vão se reunir para definir a participação dos partidos nas comissões permanentes.
O deputado Gervásio Maia (PMDB) disse que ainda não tem nenhuma definição. “Vai depender do cálculo que será feito de acordo com a formação dos blocos”, disse ele. As comissões permanentes são compostas de cinco membros, exceto as de Constituição e Justiça e de Orçamento, que são compostas de sete membros.
O Regimento Interno da Assembleia dispõe que a distribuição das vagas nas comissões permanentes será organizada pela mesa logo após a fixação da respectiva composição numérica. Algumas bancadas sofreram modificações numéricas, a exemplo do DEM, PSDB, PSL, PPS e PTN, que perderam deputados para o PEN.
As comissões mais importantes da Casa são a de Constituição e Justiça e a de Orçamento. Na legislatura passada, a CCJ era comandada pelo deputado Janduhy Carneiro, que era filiado ao PPS e migrou para o PEN, presidido no Estado pelo deputado Ricardo Marcelo. Já a Comissão de Orçamento era presidida pelo deputado Gervásio Maia, do PMDB.
Na Câmara Municipal de João Pessoa os trabalhos serão retomados a partir de terça-feira (19). A sessão inaugural será às 9h, no horário regimental. A presença do prefeito Luciano Cartaxo (PT) ainda não foi confirmada pela sua assessoria. É que ele tem uma viagem agendada para Brasília para um encontro com a presidente Dilma. Nesse caso, Cartaxo poderá ser representado na Câmara de João Pessoa pelo vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS).
Comentários