POLÍTICA
Candidatos colocam 'bloco' na rua e iniciam campanha
Cartório da 64ª Zona Eleitoral já somava mais de 10 eventos programados para este final de semana.
Publicado em 19/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 17:04
Se a campanha eleitoral parecia tímida na Paraíba nos primeiros dias de julho, o cenário é outro neste final de semana, com partidos e coligações prontos para colocar os 'blocos' na rua. Adesivagem, panfletagens e caminhadas estão previstas para acontecer em vários pontos de João Pessoa, além de visita de candidatos no interior do Estado. Até a manhã de ontem, o Cartório da 64ª Zona Eleitoral já somava mais de 10 eventos programados para este final de semana. O cronograma com os eventos de propaganda de rua protocolados por partidos e coligações na Justiça Eleitoral já conta com eventos programados até para o dia 1º de outubro, véspera das Eleições.
As ações de campanha previstas para hoje e amanhã na capital estão pulverizadas em vários bairros da cidade. A coligação 'Renovação de Verdade', do senador Vital do Rêgo (PMDB), se concentra no bairro de Manaíra para promover panfletagem e adesivagem nas proximidades dos shoppings Manaíra e Mag.
No sábado, Vital ainda se reúne com representantes da Polícia Militar e Bombeiros, no Clube dos Oficiais. Também há atividades de bandeiraços, panfletagem e adesivagem programadas para várias cidades do Estado, como Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, organizadas pela Juventude do PMDB.
A coligação 'A Força do Trabalho', do governador Ricardo Coutinho (PSB), também se espalha pelos bairros de Mangabeira (Mercado Público) e Tambaú (Busto de Tamandaré) para promover panfletagem e adesivagem no final de semana. Os eventos terão a participação do candidato a reeleição.
Essa também é a opção da coligação 'A Vontade do Povo', do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que fará panfletagem e adesivagem nos bairros de Tambaú, Mangabeira e Bancários.
O candidato ainda visita as regiões do Curimataú, Agreste, Brejo, Litoral e Sertão durante o final de semana. A maratona inclui as cidades de Picuí, Cuité, Campina Grande e Areia no sábado, além de João Pessoa e Imaculada no domingo.
Em Campina, Cássio participa do Encontro de Mídias Sociais 45 (MS 45), na pirâmide do Parque do Povo. O evento propõe uma sabatina com os candidatos da Coligação 'A Vontade do Povo', priorizando a participação das pessoas através das ferramentas de conversação disponíveis na Internet.
Os partidos também vão promover ações de propaganda eleitoral. É o caso do PTB, que prevê para o sábado distribuição de material de campanha na avenida Epitácio Pessoa.
CARTÓRIO CONVOCA CRONOGRAMA
Todas as atividades de rua promovidas por partidos ou coligações na capital até o fim do período eleitoral estão compondo um cronograma de eventos controlado pelo Cartório da 64ª Zona Eleitoral. A medida atende a uma portaria do juiz da propaganda eleitoral, Ricardo da Costa. Embora a maioria das atividades protocoladas seja referente ao mês de julho, há ações previstas no cronograma até outubro, como é o caso da 'Girassoca', da coligação 'A Força do Trabalho'.
A coligação também já protocolou atividades previstas para acontecer nos meses de agosto e setembro. De acordo com chefe do Cartório, Flávio Souto, quando mais de um partido protocolar eventos que coincidam data e horário, um dos critérios para resolver o conflito pode ser considerar aquele que deu entrada primeiro no protocolo. Esta não é a regra. “Nestes casos, o juiz chama as duas partes e tenta o consenso. Uma das partes acaba cedendo”, disse. Até o final da campanha, mais de 40 atividades de rua estão programadas pelos partidos.
PARTIDOS MENORES TAMBÉM TÊM PROGRAMAÇÕES AGENDADAS
Os candidatos ao governo que representam os partidos menores também estarão mobilizados neste final de semana.
Antônio Radical (PSTU) dará prioridade às atividades de corpo a corpo com os eleitores, especialmente em feiras livres. No domingo, ele faz panfletagem na Feira da Imaculada, em Bayeux.
Já os candidatos Tárcio Teixeira (Psol) e Major Fábio (Pros) manterão atividades de articulação do partido e participam de reuniões. “Estamos nos preparando para a partir da próxima semana colocar a campanha nas ruas. Vamos finalizar a nossa identidade visual e a música de campanha e programar caminhadas, bandeiraços e comícios relâmpagos. A nossa estrutura é pequena, mas com dignidade e transparência vamos conseguir colocar a campanha na rua”, disse Major Fábio.
O candidato do PSOL participa de uma reunião de organização do 'Assalto ao Pavilhão do Chá', atividade programada pelo partido para os próximos dias, além de reunião para avaliar os encaminhamentos da reunião do Conselho Tarifário, que aprovou ontem aumento de R$ 20,00 centavos na tarifa do transporte coletivo de João pessoa, que poderá chegar a R$ 2,40, caso seja homologado pelo prefeito Luciano Cartaxo.
Comentários