CULTURA
Biografia de José Luiz Benício será relançada
Biografia do criador de mais de 300 cartazes para o cinema, José Luiz Benício, será relançada
Publicado em 18/11/2012 às 8:00
As biografias de grandes artistas do Brasil também se encontram entre as obras escritas por Gonçalo Junior, vide a vida do baiano Assis Valente (1911-1958), principal compositor de Carmen Miranda, e a carreira do desenhista mineiro Alceu Penna (1915-1980), único brasileiro a publicar na revista norte-americana Esquire e que ensinou a 'Pequena Notável' a gingar com a sua saia.
Em 2006 foi lançada através da independente Cluq a biografia do ilustrador gaúcho José Luiz Benício, autodidata e criador de mais de 300 cartazes para o cinema (Dona Flor e Seus Dois Maridos e vários de Os Trapalhões estão entre eles), além de imortalizar as curvilíneas capas da literatura 'pulp' do jornalista paulistano David Nasser: Giselle, a 'espiã nua que abalou Paris', e a sua filha Brigitte 'ZZ7' Montfort. Foram mais de 1.500 ilustrações.
De acordo com o biógrafo, Benício - Um Perfil do Mestre das Pin-Ups e dos Cartazes de Cinema, já esgotada e rara, será relançado ainda este ano com novidades.
"Estamos trabalhando para que saia ainda em dezembro", prevê o autor. "O texto foi completamente reescrito e atualizado. Muitos blocos inéditos de imagens foram anexados, como livros e capas de discos, por exemplo. A primeira edição teve 256 páginas. A segunda, entre 400 e 500 páginas. Vai ser um livrão, à altura do valor de Benício".
Para esta nova edição da biografia, Gonçalo Junior faz mistério sobre a nova casa de sua biografia remasterizada. "Deverá marcar a volta de uma importante editora de quadrinhos ao mercado. Você consegue imaginar qual?", atiça.
Comentários