COTIDIANO
Detran vai estender ações para o interior
Após o fechamento de cinco autoescolas em João Pessoa, Detran fará 'varredura' em centros de formação do interior do estado.
Publicado em 03/05/2012 às 6:30
Depois de deflagrar a Operação ‘Androide’, que resultou no fechamento de cinco autoescolas e na apreensão de carros e motocicletas na região de João Pessoa, a Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai dar início a uma nova etapa do trabalho de combate aos estabelecimentos irregulares. As equipes do órgão pretendem fazer uma ‘varredura’ nos centros de formação localizados no interior do Estado, para verificar a existência de possíveis falhas. Veículos apreendidos não tinham emplacamento cadastrado no sistema do Detran.
Ontem, a Corregedoria do Detran sugeriu o descredenciamento de dez autoescolas da Grande João Pessoa. Entre as irregularidades constatadas estavam o funcionamento de filiais de Centros de Formação de Condutores sem a autorização do Detran, carros com documentação em atraso e instrutores que não cumpriam as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O inquérito administrativo, concluído pelo corregedor, será encaminhado ao superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, que vai avaliar cada caso e determinar a punição dos Centros de Formação de Condutores investigados na operação. Segundo Rodrigo Carvalho, os critérios para formação e avaliação dos condutores paraibanos estão cada vez mais rigorosos. Ele lembrou que, recentemente, foram feitas mudanças na pista de provas que avalia os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e que, brevemente, os Centros de Formação de Condutores estarão utilizando a biometria (identificação pela digital). O sistema vai permitir maior controle da fre-quência dos candidatos durante as aulas teóricas e práticas.
“Agora nós iremos fiscalizar as autoescolas de Campina Grande e de cidades vizinhas. Depois disso, seguiremos para outras regiões do Estado. É um trabalho duro e longo, mas necessário e que há muito tempo merecia ser realizado”, assinalou o corregedor do Detran na Paraíba, delegado Walber Virgolino.
Comentários