icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

ONG diz que PB foi o Estado que mais se desenvolveu na Educação

Estado foi o que que mais cumpriu metas estabelecidas para a melhoria do ensino em todos os níveis.

Publicado em 22/12/2008 às 18:16

Da Redação
Com informações da Secom-PB

A Paraíba foi o Estado que mais cumpriu metas estabelecidas para a melhoria do ensino em todos os níveis. A informação é destaque na última edição da revista Veja, que já está nas bancas. A matéria tem como fonte um relatório da ONG Todos Pela Educação, considerada uma das mais respeitadas do país no setor.

O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) comentou o assunto e citou, entre os avanços, a ampliação do Ensino Médio para todos os municípios paraibanos, a construção de novas escolas, a realização de concursos públicos e a implantação dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração.

O último passo importante do Governo do Estado também tem alcançado repercussão nacional: segundo a ONG a Paraíba é o primeiro Estado no Brasil a implantar o piso nacional, o que já garantiu aos professores 11% de reajuste em dezembro e outros 11% de reajuste em janeiro.

Na matéria publicada, a revista Veja informa que o monitoramento do cumprimento destas metas vem sendo feito há três anos, atestando que a Paraíba partiu de um patamar mais baixo em relação a outros Estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Metas atingidas com antecipação

Para o secretário de Educação e Cultura, Neroaldo Pontes, os dados mostram o compromisso do Governo do Estado com educação desde 2003. Segundo ele, o conjunto de providências determinadas pelo Governo contribuíram para esse resultado.

Entre as ações, o secretário da Educação destacou o incentivo aos professores com relação à adequação do piso nacional estipulado em R$ 950 para 40 horas semanais.

Segundo Neroaldo Pontes, as metas definidas por uma equipe de pesquisadores da área foram praticamente as mesmas estipuladas pelo Ministério da Educação para serem cumpridas até 2022.

Neroaldo destacou ainda que, das cinco metas definidas pela ONG Todos pela Educação, duas foram medidas pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – IDEB. Uma delas é que todas as crianças sejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, que cheguem a antiga quarta série do ensino fundamental - ou quinto ano na nova estruturação – escrevendo e falando bem o português.

A segunda meta também atestada pelo IDEB, segundo o secretário, diz respeito a questão do tempo que as crianças ficam na escola. Neste aspecto, Neroaldo destacou a parceira do Governo do Estado com o Instituto Ayrton Senna para promover a correção da distorção série-idade, atendendo 50 mil alunos. Conforme adiantou, neste ano de 2008 os Programas se Liga Paraíba e Acelera Paraíba atingiram 120 municípios, cujo critério de escolha foi o de menor Índice de Desenvolvimento da Educação.

Outra meta definida pela ONG Todos pela Educação considerada importante é a que diz respeito à entrada e permanência de alunos do ensino médio nas escolas. Desde 2003 o ensino médio chegou a mais de 50 municípios onde não havia esse grau de ensino.

Ainda de acordo com Neroaldo, a Paraíba superou a média do Nordeste na prova objetiva do Enem 2008. O Estado ficou com média de 33,24, enquanto que a Região alcançou a média 33,07. Com esse resultado a Paraíba ficou em quarto lugar no Nordeste. Já em Redação, a Paraíba ficou com o terceiro melhor desempenho, com a média de 55,41.

Tanto na prova objetiva como em Redação, o Estado melhorou a colocação em 2008, com relação a 2007, quando estava em sexto e quinto lugares, respectivamente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp