ECONOMIA
Agricultura familiar é tema de encontro estadual em Arara
Publicado em 15/10/2015 às 9:07
O papel dos agricultores familiares e dos bancos de sementes será discutido a partir desta quarta-feira (14) hoje no município de Arara, no Curimataú Paraibano, durante a 6ª Festa Estadual das Sementes da Paixão . O evento terá como tema central: “Agricultura Familiar guardiã da sociobiodiversidade, pela soberania alimentar, livre de transgênicos e agrotóxicos” e acontecerá no Santuário de Padre Ibiapina Santa Fé.
O encerramento do evento acontecerá na sexta-feira, Dia Mundial da Alimentação e incluirá a realização da Feira estadual de Sementes, na Praça Clementino Procópio.
O papel dos agricultores que participam dos 300 bancos de sementes crioulas ou nativas no processo de enfrentamento da fome é fundamental segundo explicou o coordenador da ONG AS-PTA, Luciano Silveira.
Ele ressaltou que os produtores que estão inseridos na agricultura familiar são responsáveis na Paraíba por 60% dos rendimentos da agricultura, segundo o Censo Agropecuário de 2006.
Luciano explicou que os bancos de sementes garantem aos agricultores uma grande diversidade que permite, principalmente nos períodos de estiagem, a garantia de um mínimo de alimentos para sua subsistência e também comercialização.
O coordenador da AS-PTA explicou ainda que a agricultura familiar é responsável pela produção da maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e paraibanos, já que as grandes lavouras do Centro-Oeste, Sul e Sudeste são destinadas a exportação. O coordenador ressaltou ainda que os bancos de sementes representam a resistência das famílias agricultoras à entrada das sementes transgênicas.
Saiba mais
A realização das festas estaduais das Sementes da Paixão, desde 2003, cumpre um papel estratégico na dinâmica de trabalho das organizações da Articulação do Semiárido Paraibano, se constituindo como um espaço privilegiado de troca de experiências e fortalecimento de uma rede de guardiãs de sementes.
Comentários