CULTURA
O inimigo que quebrou Batman
Com uma galeria de inimigos extensa e bizarra, Batman enfrenta o obsessivo 'Bane' que já deixou o herói em uma cadeira de rodas.
Publicado em 27/07/2012 às 6:00
Batman tem uma galeria de vilões bastante conhecida e bizarra.
Depois de mostrar a versão cinematográfica de Christopher Nolan do Espantalho (Cillian Murphy), Ra's Al-Ghul (Liam Neeson), Duas-Caras (Eckhart) e Coringa (Ledger), O Cavaleiro das Trevas Ressurge traz Bane, um vilão ‘novo’ das HQs.
No começo dos anos 1990, ele foi o responsável por quebrar literalmente a coluna do Batman na saga A Queda do Morcego, que envolvia todas as revistas do personagem. No Brasil, a extensa série foi publicada pela Editora Abril nos primeiros 24 números da revista Liga da Justiça & Batman (1994-1996) e nas 17 edições de Batman (1995-1996). A Panini relançou as primeiras histórias no encadernado Batman - A Queda do Morcego Vol. 1 (2008). A origem do novo vilão foi contada no Super Powers n° 32 (Abril), em 1994, com história do prolífero Chuck Dixon e desenhos de Graham Nolan, os criadores.
Na época, a editora estadunidense DC Comics buscava sagas apelativas para ‘caçar níqueis’ como A Morte do Super-Homem e enlouquecer o Lanterna Verde em Crepúsculo Esmeralda. Bane usava uma máscara para injetar através da sua nuca um ‘veneno’ que o anabolizava. Obsessivo pela figura de Batman, o personagem enfraqueceu perifericamente seu adversário o sobrecarregando no combate ao crime, libertando todos os detentos do Asilo Arkham de uma vez e deixando o herói em uma cadeira de rodas, o auge do seu plano.
Bane já tinha aparecido no cinema na produção canastrona de Joel Schumacher Batman & Robin (1997), onde o personagem foi reduzido a mero capanga da Hera Venenosa (Uma Thurman).
Comentários