POLÍTICA
TJPB designa juizes para Juizado Especial de Mangabeira
Medida foi tomada pela presidente do TJPB após a prisão do juiz José Edvaldo Abuquerque.
Publicado em 19/04/2013 às 8:57
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra, designou os juizes Gustavo Procópio Bandeira de Melo e Flávia da Costa Lins Cavalcanti para responderem, em caráter exclusivo, pelo 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira. A medida acontece um dia após a deflagração da Operação Astringere, pela Polícia Federal, que resultou na prisão preventiva do juiz José Edvaldo Albuquerque, acusado de comandar uma organização criminosa no Juizado de Mangabeira.
A prisão do magistrado foi decretada pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho, atendendo uma solicitação da Procuradoria Geral de Justiça da Paraíba. Também tiveram a prisão preventiva decretada Cicero de Lima e Sousa, Eugênio Vieira Oliveira Almeida, Edilson Carvalho de Araújo, Glauber Jorge Lessa Feitosa e Dino Gomes Ferreira.
Foram decretadas ainda as prisões temporárias de Gildson José da Silva, João Luiz de França Neto, Jdilson Jorge da Silva e Rogerio Pereira de França. Também por ordem judicial foi feita a condução coercitiva de Milton Luiz da Silva e Ednaldo Adolfo de Souza.
A partir de escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, a Polícia Federal desmontou o esquema criminoso, comandado pelo juiz José Edvaldo. Eles são acusados de fraudes em processos judiciais. "As informações colhidas em virtude das inúmeras medidas cautelares demonstram a existência de uma organização criminosa dedicada à fabricação de astreintes, mediante fraude dos mais diversos matizes", destacou o desembargador Joás no seu decreto de prisão.
Comentários