VIDA URBANA
Ação no Busto de Tamandaré alerta população para riscos do glaucoma
Durante a iniciativa, que será realizada às 6h do dia 29 profissionais de saúde realizarão testes de glicemia e verificarão a pressão arterial de todas as pessoas.
Publicado em 19/05/2010 às 16:05
Da Unimed
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, mas que pode ser controlada se detectada precocemente. Pensando nisso, a Sociedade de Oftalmologia da Paraíba, em parceria com a Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, promoverá uma ação educativa, no próximo dia 29, com a finalidade de chamar a atenção da população para a importância da prevenção da doença.
Durante a iniciativa, que será realizada às 6h, no Busto de Tamandaré, profissionais de saúde realizarão testes de glicemia e verificarão a pressão arterial de todas as pessoas que passarem pelo local. Além disso, serão distribuídos materiais educativos sobre o glaucoma, problema que atinge, hoje, mais de 900 mil brasileiros.
A ação faz parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio), data instituída pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e pela Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG).
Entenda a doença
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma, doença que danifica o nervo óptico, é responsável por 13% da cegueira derivada de enfermidades em todo o mundo.
Ocasionada por uma alteração na produção e ou na drenagem do líquido que se localiza no interior de nossos olhos, denominado humor aquoso, o que faz aumentar a pressão no olho e danifica inicialmente o nervo óptico, podendo levar à cegueira. O importante para combater é o diagnóstico precoce, pois assim o tratamento pode ser mais breve e evitar maiores danos à saúde ocular.
A doença pode ser causada por um bloqueio gradual no canal ocular que normalmente drena o excesso de líquido do olho e pode se desenvolver em qualquer pessoa, sendo mais comum naquelas que têm histórico familiar da doença e acima dos 40 anos de idade.
Comentários