VIDA URBANA
Sindicância da prefeitura vai apurar remédios vencidos
Medicamentos fora do prazo de validade estavam em galpões da Secretaria de Saúde da capital.
Publicado em 24/02/2012 às 16:39
A Secretaria de Saúde de João Pessoa irá abrir um sindicância para apurar as irregularidades encontradas no armazenamento de medicamentos no galpão da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf). As irregularidades foram encontradas após inspeção do Ministério Público juntamente com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB), na manhã desta sexta-feira (24).
De acordo com o promotor da Saúde, João Geraldo, a ação aconteceu após o MP receber uma denúncia que diversos medicamentos destinados ao serviço público de saúde de João Pessoa seriam incinerados por estarem com o prazo de validade vencido. Segundo o promotor, a denúncia foi feita ao MP após um vídeo, que mostrava os supostos medicamentos vencidos em um galpão, ter sido divulgado na internet. "O que nós encontramos aqui não é nem 5% do que foi detonado na imprensa por esse internauta", disse o João Geraldo.
Em um dos galpões foram encontrados medicamentos odontológicos com data de validade vencida, segundo o MP. A gerenteda Gemaf, Roseane Wanderley, comentou que esses medicamentos não são de responsabilidade da Gemaf, mas não apontou quem responderia por eles.
"O que a gente encontrou foi material de saúde bucal que é armazenado aqui no nosso galpão, mas não é de nossa responsabilidade", explicou. No local as equipes encontraram cerca de 30 frascos de carbonato hidrogenado de sódio com a data de validade vencida. O promotor da Saúde, João Geraldo Barbosa afirmou que irá abrir um um procedimento administrativo para apurar o caso.
Comentários