CULTURA
Livro homenageia escritora
Reunindo ensaios de 19 autores paraibanos e de outros estados brasileiros, livro homenageia a professora Elisabeth Marinheiro.
Publicado em 01/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:47
Em um livro metacrítico, que reúne textos poéticos, críticos, ensaísticos e biográficos, a escritora e professora Elizabeth Marinheiro foi homenageada durante a reunião mensal do clube Pensamento, Estudo e Nacionalidade (PEN) – Seccional Paraíba, realizada na tarde de ontem, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), em Campina Grande.
No evento, foi lançado o livro 'Tempo de tecer, tempo de crescer – Fortuna Crítica III', obra organizada pelas professoras Maria Goretti Ribeiro e Divanira Arco Verde e publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). A publicação reúne ensaios de 19 autores paraibanos e de outros estados brasileiros que retratam a vida e a obra de Elizabeth Marinheiro. Diversas personalidades acompanharam o lançamento e enalteceram a homenageada.
“É de uma preciosidade ímpar esta obra e de grande valia para a cultura brasileira, porque valoriza toda uma vida de dedicação de Elizabeth às letras. É um reconhecimento emocionante e de grande importância”, disse o doutor em Letras Clássicas e professor visitante da Universidade Paris X Milton Marques.
O presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Damião Ramos, ressaltou que o livro faz jus ao grande ícone da literatura paraibana que é Elizabeth Marinheiro.
Homenageada com o livro, Elizabeth se disse emocionada por ver seu trabalho reconhecido e destacado. “É uma honra imensurável”, sintetizou. Para organizar o livro, as professoras Goretti e Divanira passaram seis meses reunindo uma coletânea de reflexões sobre a produção escrita e intelectual de Elizabeth, que foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na APL.
Comentários