ECONOMIA
Feriado movimenta comércio de João Pessoa
Consumidores aproveitaram o dia livre para antecipar compras juninas e do Dia dos Namorados.
Publicado em 05/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:01
O feriado de Corpus Christi movimentou o comércio da capital paraibana, na manhã de ontem. Apesar de dia ser 'santo', e voltado às celebrações religiosas, muitas pessoas aproveitaram a quinta-feira livre, sem expediente nas instituições públicas e em algumas privadas, para ir às ruas em busca de presentes para o Dia dos Namorados e antecipar as compras do São João. As calçadas do Centro da cidade estavam movimentadas, e os lojistas ficaram animados para atingir as metas de vendas para o mês de junho.
Esse foi o caso da agente de saúde Cristina Silva, 40 anos, que foi a uma loja na rua Riachuelo, com o filho de 11 anos, para antecipar as compras das roupas do São João. O feriado de ontem foi escolhido por algumas pessoas, como dia de compras, porque geralmente o comércio em dias de feriado tem menor circulação de pessoas, do que nos dias normais. “Decidi antecipar as compras e aproveitei o feriado porque tem menos gente nas lojas. Na próxima semana, o Centro fica muito movimentado por conta do Dia dos Namorados, e se viermos depois, acabamos nem achando as peças que procuramos”, justificou.
As professoras Camila Barbosa e Flávia Jaqueline acordaram cedo e foram procurar os presentes dos namorados e comprar algumas roupas para os festejos juninos. “Estamos achando tudo tranquilo, apesar da movimentação para um dia de feriado. Vamos aproveitar nossa folga para buscar o que estamos precisando, assim já ficamos livre e não precisaremos enfrentar as compras de última hora”, complementaram.
Mas teve também quem foi simplesmente pesquisar os preços de alguns artigos e aproveitar as promoções que às vezes surgem nessa época. A doméstica Fabiana dos Santos, 48 anos, está há alguns meses pesquisando preços de geladeiras. Como não estava trabalhando hoje, preferiu ir às lojas em busca de promoções. “Estou procurando uma geladeira e vim justamente hoje porque é menos movimentado e eu não estou trabalhando".
Apesar da movimentação ter sido favorável, mesmo no feriado, os lojistas acreditam que as vendas neste mês não terão o mesmo crescimento do ano passado. “A crise vem dificultando a comercialização. Muitas pessoas já vieram comprar os presentes do dia 12 de junho e do São João, porém esperamos um crescimento de apenas 15%. Nesse mesmo período, no ano passado, tivemos crescimento de 20%”, revelou Zélia Farias, supervisora da Loja Marisa.
Por sua vez, outros comerciantes se mostraram bastante animados e acreditam que o mês de junho deve ajudar a melhorar as vendas. As datas comemorativas desse período ajudam a movimentar o comércio. “Apesar da crise, estimamos que nesse mês as vendas cresçam 30%. No ano passado, tivemos algo em torno de 75%. A crise financeira em todo o país dificulta um pouco. Mas acreditamos que os feriados motivem as pessoas a virem comprar”, concluiu José Mamede, auxiliar de gerente da loja Cattan.
Comentários