ECONOMIA
Ecoetiqueta dá mais credibilidade à marca
Desenvolvimento sustentável: Certificação serve para diversos tipos de produtos, inclusive nos utilizados na construção civil.
Publicado em 12/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:12
As ecoetiquetas são selos, normalmente colocados nos rótulos, que informam aos consumidores que aquela empresa tem uma preocupação com o desenvolvimento sustentável e que o produto foi feito dentro das normas da instituição que emitiu o selo. Existem três tipos de ecoetiquetas: a qualidade técnica, o selo verde e a ecoetiqueta institucional. Esse tipo de certificação serve para diversos tipos de produtos, inclusive nos utilizados na construção civil.
A qualidade técnica utiliza a implantação de métodos e sistemas em uma empresa ou no ciclo de vida de seus produtos, que garantem que o serviço ou artigos produzidos são de boa qualidade. Essa ecoetiqueta é concedida por consultores e certificadoras especializadas, sendo necessários laudo, atestado e auditoria para que se possa receber o selo.
Esse tipo de certificação, como as normas ISO (Organização Internacional de Padronização), é voltado para as empresas, mas também beneficia a população que vai utilizar seus produtos e serviços.
O selo verde atesta a qualidade socioambiental do produto ou serviço. Essa etiqueta é concedida por organizações da sociedade civil às empresas que comprovam periodicamente, através de laudos técnicos, que sua produção se enquadra nos conceitos de sustentabilidade. O selo Conselho de Manejo Florestal (FSC), por exemplo, garante que a madeira foi extraída de maneira ecologicamente correta, que não houve degradação ambiental e que os direitos trabalhistas foram respeitados.
O selo de caráter institucional valida não só o esforço em produzir de acordo com as normas ecológicas, mas o ajustamento da empresa a essas normas e o suporte que elas dão a campanhas socioambientais. Essas ecoetiquetas, como o Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente, do Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA), são concedidas por organizações da sociedade civil a empresas que apresentam termos de ajustamentos e comprovantes de participação em programas e projetos que incentivem atitudes sustentáveis.
As ecoetiquetas, além de trazerem benefícios para a população, funcionam como indicador de qualidade, promovendo a imagem da empresa e fazendo com que a marca adquira mais credibilidade junto à população. E as etiquetas emitidas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) permitem que o capital investido nas adequações seja deduzido do imposto de renda, fazendo com que esse investimento tenha um custo quase nulo.
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