CULTURA
Documentário com Eduardo Coutinho abre o 2° Festissauro
Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro) será lançado no auditório da UFCG, no campus de Sousa.
Publicado em 26/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:54
Começa nesta terça-feira a 2ª edição do Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro), em Sousa, no Alto Sertão paraibano. Oficinas, palestras, exibições de longas e curtas-metragens fazem parte do evento gratuito, que vai até o próximo sábado.
A cerimônia de abertura acontecerá às 19h30, no Auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada na rua Sinfrônio Nazaré, 38, Centro. Será exibido o documentário Coutinho.doc - Apartamento 608, dirigido por Beth Formaggini. O filme mostra o diretor de Cabra Marcado para Morrer (1984) em crise diante da sua obra, quando Coutinho produzia o longa Edifício Master (2002).
Antes, pela manhã, às 8h começa a oficina 'Entendendo o Cinema 3D e Produzindo Óculos para Exibições', ministrada por Adilson Barros; já às 13h, tem início a oficina 'Realização Audiovisual', por Saullo Dannylck. Ambas as oficinas acontecerão em escolas públicas do município.
A Mostra Velho do Rio de Longa-Metragem é aberta com a produção paraibana O Resgate do Pavão Misterioso, ficção de Silvio Toledo baseado na clássica obra de cordel de José Camelo de Melo (1885-1964).
Retiniando-Me é o nome da exposição do diretor de fotografia paraibano João Carlos Beltrão, que terá o vernissage a partir das 19h. A mostra é uma das novidades que não tinha na edição de estreia, ocorrida no ano passado.
“São filmes que ele fotografou e congelou alguns frames”, conta o organizador do festival, Leonardo Alves. “Haverá também uma mostra itinerante nas comunidades mais afastadas com filmes sertanejos para divulgar a produção local”.
Outra novidade destacada pelo coordenador do Festissauro é a Mostra Infantil para formar uma nova geração de espectadores. As exibições acontecerão a partir de amanhã e vão até sexta-feira, sempre às 8h.
HOMENAGEADO
O homenageado do Festissauro 2015 é o cineasta André da Costa Pinto, natural de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano. Ativista cultural, idealizador e ex-coordenador do Festival Audiovisual de Campina Grande (Comunicurtas), André realizou o longa-metragem Tudo que Deus Criou (2012), que recentemente entrou no circuito de cinema do Brasil, e está prestes a lançar seu segundo, O Tempo Feliz que Passou.
O jovem cineasta chamou a atenção e conquistou vários prêmios pelo país por seus dois documentários em curta-metragem: A Encomenda do Bicho Medonho (2006) e Amanda e Monick (2008). Também dirigiu À Minha Amiga: Um Breve Relato Sobre Nós (2010).
Atualmente radicado no Rio de Janeiro, está produzindo um filme sobre Paulinho da Viola.
Para mais informações e a programação completa do Festissauro, basta acessar a página oficial do evento na internet (www.festissauro.com.br) ou na fanpage no Facebook (www.facebook.com/festissauro).
Comentários