CULTURA
Cultura com mais espaço
Com 716 assentos, novo teatro da Facisa, será inaugurado nesta quarta-feira (28); espaço também contará com salas de aula, bar, café e cozinha.
Publicado em 28/11/2012 às 6:00
O cenário artístico de Campina Grande passará a contar com mais um importante equipamento cultural. O Teatro Facisa fica localizado no bairro de Itararé e será inaugurado oficialmente hoje, a partir das 18h30, com o espetáculo Tangos & Tragédias.
Foram dois anos e meio de construção do espaço com investimento de R$ 10 milhões. O espaço integra um projeto do centro educacional, que vem sendo planejado há cerca de 12 anos.
O teatro possui 716 assentos e está integrado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), mas de acordo com o diretor da Cesed, Dalton Gadelha, o local é destinado a todos. “O espaço complementa a formação humanística dos nossos alunos e está destinado à sociedade e o despertar de novas vocações artísticas na música, na dança, no teatro e escrita”.
No espaço estão integradas ainda salas de aula e de ensaio artístico, além de bar, café e cozinha industrial. Todo o espaço tem cerca de 2.624m² de área e palco de 273m².
O design foi pensado para prezar o conforto da plateia e dos artistas. Os espectadores do camarote e do público principal poderão assistir ao espetáculo em poltronas que dispõem de ponto de energia, internet e tradução simultânea, além de reservas para pessoas com necessidades especiais. No projeto também está incluso o espaço de balcão nobre. Já os artistas terão um backstage, incluindo três camarins equipados e estrutura para gravação de CD ou DVD.
Após a apresentação de hoje, destinada apenas a convidados e imprensa, haverá ainda outra grande apresentação em dezembro, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Em duas semanas, o cinema será inaugurado e passará a funcionar no período noturno. “Será dedicado um dia para a exibição do cinema a ser escolhido, às 20h. O público poderá votar no site do teatro e o filme mais votado será exibido. O cinema não estará no circuito comercial e filmes artísticos serão priorizados”, afirma Dalton Gadelha.
Na inauguração será entregue a comenda Paulo Freire a cinco homenageados: Eneida Maracajá, Lourdes Ramalho, Antônio Barros, Margareth Bezerra, Paulo Gadelha e Roberto Smith. Eles receberão a maior comenda do complexo educacional devido à importância sociocultural. (Especial para o Jornal da Paraíba)
Comentários