icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População teme assaltos no Açude Novo

Comerciantes dos quiosques localizados no parque denunciam a falta de segurança e temem os assaltos frequentes.

Publicado em 28/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:46

O medo de assaltos tem afastado a população do Parque Evaldo Cruz, conhecido como Açude Novo, no Centro de Campina Grande. Com cerca de 38,7 mil m², a praça, que conta com um ampla área verde, tem se tornado uma rota de pânico.

Os comerciantes dos quiosques localizados no parque e as pessoas que passam pelo local denunciam que é comum a presença de marginais usando drogas e frequentemente pessoas são roubadas. Devido ao medo, muita gente evita passar pelo Açude Novo, o que tem prejudicado os comerciantes.

Maria do Socorro Marinho, 53 anos, mora no bairro Verdejante e há 16 anos trabalha vendendo lanches no Açude Novo. Antigamente ela tinha um trailler que ficava na calçada, ao redor do parque, mas há 6 anos foi retirada do local pela prefeitura e comprou um quiosque dentro do parque. Segundo ela, se as coisas continuarem como estão, logo mais terá que abandonar o ponto.

Segundo Maria do Socorro, dos nove quiosque que existem no Açude Novo, apenas cinco estão funcionando, pois os outros já desistiram. Três funcionam durante o dia e dois à noite. Ela contou que o movimento é muito fraco, pois devido a má fama do local, as pessoas têm medo.

“Isso aqui fica deserto durante o dia. Dificilmente alguém passa e quando passa é com medo, às pressas. Ainda consigo alguma coisa quando os vigilantes lancham aqui, mas tem dia que eu peço dinheiro emprestado para pegar o ônibus para casa”, contou.

Dona Maria do Socorro explicou que nos últimos meses, com a presença da Guarda Municipal, os assaltos diminuíram, mas o povo ainda sente medo. Ela ressaltou que além do medo, não há nenhuma área de lazer que atraia a população.

“O Açude Novo é muito bonito, mas não há nada que atraia o povo. Deveria haver parquinhos, academias para que as famílias viessem com seus filhos passar o dia, fazer piqueniques. É uma área muito grande, mas mal aproveitada” disse ela.

Conforme o vigilante da praça Jocélio Quirino dos Santos, 37 anos, durante o dia vários marginais se concentram nas dependências da praça para utilizar drogas, pichar, roubar e até se prostituir. Ele contou que a própria condição da praça cria medo.

“Mesmo quem não mora em Campina Grande, ao passar pela entrada da praça não se atrai, pois já sente o clima pesado. Isso aqui parece mais um deserto”, disse ele.

PREFEITURA DE CG FARÁ REVITALIZAÇÃO

Este mês o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou a revitalização do Açude Novo. De acordo com o secretário de Obras da prefeitura, André Agra, o projeto está em fase de estudo e deverá ficar pronto até o mês de janeiro. Segundo ele, já há um projeto pronto para restauração da calçada ao redor do parque, mas ainda falta estudar a parte interna.

“De certeza já podemos anunciar toda a restauração das calçadas que hoje estão desniveladas e quebradas em alguns trechos. Ao longo deste ano será feito um estudo para avaliar o melhor aproveitamento. Em janeiro o projeto deverá está pronto, junto às ordens de serviço” disse ele.

O secretário de Obras, André Agra, adiantou que para o projeto está prevista a construção de uma passagem subterrânea que irá ligar o Açude Novo ao Parque do Povo. Sobre as áreas de lazer, ele garantiu que o projeto irá implantar o parque para crianças e academias populares. “As ideias já estão surgindo, falta apenas estudar a logística da obra”, disse o secretário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp