icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campanha de combate à infecção hospitalar é lançada pelo MPPB

A super bactéria KPC é uma das principais preocupações das instituições envolvidas na campanha.

Publicado em 02/08/2011 às 21:15

Da Ascom do MPPB

O Ministério Público da Paraíba e a Secretaria de Saúde do Estado lançaram na tarde desta terça-feira (2) a campanha de combate à infecção hospitalar causada por qualquer tipo de germe, parasita, vírus ou bactérias, especialmente a KPC. O lnçamento aconteceu no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e contou com participação de agentes da área de saúde da rede hospitalar.

De acordo com o promotor de Justiça, João Geraldo Carneiro Barbosa, titular da Promotoria de Saúde, a campanha é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde com a Promotoria da Saúde para combater às infecções nos serviços de saúde e, especificamente, a KPC, que é uma superbactéria que já matou uma pessoa no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa.

A campanha surgiu a partir de um procedimento instaurado pela Promotoria Saúde após a morte de uma senhora de 67 anos por conta da KPC no CTI do Hospital Edson Ramalho. “Esse caso nos levou a cobrar algumas providências à Secretaria Estadual de Saúde e, ao mesmo tempo, trabalhar uma campanha de esclarecimento, prevenção, controle, e combate à bactéria. Também estamos procurando saber da existência e funcionamentos de comissões de controle de infecção hospitalar em toda a rede hospitalar do Município de João Pessoa”, ressaltou João Geraldo.

Ele acrescentou também que dentro do procedimento ficou acertado entre a Gerência de Vigilância Sanitária do Estado, através de Júlia Emília Vaz, representando a Secretaria de Saúde do Estado, e a Promotoria de Saúde, a incrementação de uma campanha que visasse o combate e também a prevenção, o controle como um todo da infecção hospitalar.

E isso pode se consolidar num gesto simples, mas direto, que diz respeito a lavagem das mãos, cujo gesto ele é suficientemente responsável para evitar as diversas infecções, seja elas por parasitas, por germes, por virus ou por bactérias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp