VIDA URBANA
Interrupção de energia elétrica
No ano passado, fornecimento de energia elétrica, foi interrompido 159 vezes em João Pessoa, em decorrência de incidentes com pipas.
Publicado em 23/03/2012 às 6:30
A brincadeira de soltar pipas em áreas irregulares causou interrupção do fornecimento da energia elétrica durante 159 vezes em João Pessoa, no ano passado. A média foi de um problema a cada dois dias. A maioria das ocorrências foi registrada em Mangabeira, 27 casos, segundo o escritório da Energisa de João Pessoa.
O gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, Francisco Carlos Brasil, explica que as pipas provocam a interrupção na rede elétrica, porque se enroscam em postes, transformadores e cabos elétricos. Nesse momento, surgem descargas elétricas, que dão origem a curto-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados.
Em virtude disso, ocorrem a suspensão do fornecimento de eletricidade e até a queima de eletrodomésticos na vizinhança. Equipes da Energisa fazem inspeções periódicas para retirar restos de pipas que ficam agarradas, mas os trabalhos são insuficientes para atender a demanda, já que as brincadeiras ocorrem em diversos bairros da cidade.
Carlos Brasil ainda destaca que 80% dos problemas causados por pipas ocorrem nos meses de férias escolares: janeiro, fevereiro e março. Por conta disso, a empresa intensificou as campanhas de conscientização. Em novembro do ano passado, equipes do Projeto “Energisa Comunidades” visitaram alguns bairros de João Pessoa para alertar a população sobre o risco.
Comentários