icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

La France na telona de JP

Festival Varilux de Cinema Francês volta à capital através da Aliança Francesa, em festival que exibirá 17 produções da 'terra do biquinho'.

Publicado em 17/08/2012 às 6:00

A partir desta sexta-feira até o dia 23, uma safra recente de 17 produções da 'terra do biquinho' serão exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês, que volta à capital paraibana através da Aliança Francesa de João Pessoa e do Cinespaço.

No festival, que exibe a sua programação em mais de 45 cinemas de 33 cidades brasileiras, um verdadeiro panorama do cenário cinematográfico atual europeu, passeando por vários gêneros, das comédias aos dramas, passando pelo thriller e animação.

Filmes que ainda vão estrear no país – lê-se: dificilmente vão entrar em cartaz por aqui – vão alternar sessões na sala 1 do Cinespaço (confira a programação completa na agenda da página 5). Os ingressos seguem os valores e promoções do cinema.

Hoje, o Varilux começa com E Agora, Aonde Vamos? (Et maintenant on va où?, 2011), comédia dramática da diretora/atriz de Caramelo (2007), Nadine Labaki. Em uma pequena comunidade libanesa, cuja única ligação com o mundo é representada por uma velha ponte cercada por antigas minas terrestres, muçulmanos e católicos vivem em relativa 'paz', pois as mulheres unidas procuram meios de mantê-los ocupados. O longa foi selecionado como representante do Líbano ao Oscar 2012.

O Barco da Esperança (La Pirogue, 2012) é um drama sobre um capitão de barco pesqueiro senegalês, obrigado a levar à bordo 30 imigrantes ilegais para Espanha.

Já Polissia (Polisse, 2011) descortina o cotidiano de policiais que trabalham na Brigada de Proteção a Menores. A diretora Maïwenn Le Besco – que também faz parte do elenco como uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior – já atuou em filmes de Luc Besson como O Profissional (1994) e O Quinto Elemento (1997).

Baseado em fatos reais, o filme ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e foi indicado em 12 categorias para o César, o 'Oscar francês'.

Por fim, a comédia Adeus Berthe ou O Enterro da Vovó (Adieu Berthe ou l'enterrement de mémé, 2012) traz um obcecado farmacêutico com crise de meia-idade que perde o controle quando sua avó morre.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp