CULTURA
La France na telona de JP
Festival Varilux de Cinema Francês volta à capital através da Aliança Francesa, em festival que exibirá 17 produções da 'terra do biquinho'.
Publicado em 17/08/2012 às 6:00
A partir desta sexta-feira até o dia 23, uma safra recente de 17 produções da 'terra do biquinho' serão exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês, que volta à capital paraibana através da Aliança Francesa de João Pessoa e do Cinespaço.
No festival, que exibe a sua programação em mais de 45 cinemas de 33 cidades brasileiras, um verdadeiro panorama do cenário cinematográfico atual europeu, passeando por vários gêneros, das comédias aos dramas, passando pelo thriller e animação.
Filmes que ainda vão estrear no país – lê-se: dificilmente vão entrar em cartaz por aqui – vão alternar sessões na sala 1 do Cinespaço (confira a programação completa na agenda da página 5). Os ingressos seguem os valores e promoções do cinema.
Hoje, o Varilux começa com E Agora, Aonde Vamos? (Et maintenant on va où?, 2011), comédia dramática da diretora/atriz de Caramelo (2007), Nadine Labaki. Em uma pequena comunidade libanesa, cuja única ligação com o mundo é representada por uma velha ponte cercada por antigas minas terrestres, muçulmanos e católicos vivem em relativa 'paz', pois as mulheres unidas procuram meios de mantê-los ocupados. O longa foi selecionado como representante do Líbano ao Oscar 2012.
O Barco da Esperança (La Pirogue, 2012) é um drama sobre um capitão de barco pesqueiro senegalês, obrigado a levar à bordo 30 imigrantes ilegais para Espanha.
Já Polissia (Polisse, 2011) descortina o cotidiano de policiais que trabalham na Brigada de Proteção a Menores. A diretora Maïwenn Le Besco – que também faz parte do elenco como uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior – já atuou em filmes de Luc Besson como O Profissional (1994) e O Quinto Elemento (1997).
Baseado em fatos reais, o filme ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e foi indicado em 12 categorias para o César, o 'Oscar francês'.
Por fim, a comédia Adeus Berthe ou O Enterro da Vovó (Adieu Berthe ou l'enterrement de mémé, 2012) traz um obcecado farmacêutico com crise de meia-idade que perde o controle quando sua avó morre.
Comentários