ECONOMIA
Cai rendimento da poupança
Com a taxa abaixo de 8,5%, novas cadernetas de poupança terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic mais TR.
Publicado em 31/05/2012 às 6:30
Para depósitos realizados hoje, a taxa de remuneração da poupança será 0,4828% ao mês mais Taxa Referencial (TR).
Já para quem tinha dinheiro na poupança anterior a 4 de maio terá um rendimento maior para quem faz aniversário, por exemplo, hoje. O rendimento será de 0,54% mais Taxa Referencial (TR).
A nova regra determina que com a taxa abaixo de 8,5%, um gatilho será acionado e as novas cadernetas de poupança e novos depósitos terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic, acrescidos da TR (Taxa Referencial).
Enquanto a taxa do BC estiver acima de 8,5%, nada muda, inclusive para as novas poupanças, que continuam a ter uma correção de 6,17% ao ano mais TR como prevê o modelo atual.
O Banco Central do Brasil divulgou ontem formula de cálculo da remuneração da poupança, em consonância com o disposto na Medida Provisória nº 567, de 3 de maio de 2012.
AVALIAÇÃO
O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária.
Comentários