VIDA URBANA
Hospital confirma primeiro caso de superbactéria
Paciente encontra-se isolada e que houve um aumento dos cuidados por parte dos profissionais.
Publicado em 28/09/2011 às 8:00
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, confirmou ontem, o registro do primeiro caso de infecção pela bactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC), notificado neste ano na cidade. De acordo com o diretor técnico do Trauma, médico Flaubert Cruz, a 'superbactéria' foi encontrada em uma paciente diabética de 29 anos, internada há mais de um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele disse que o resultado dos exames foi recebido no último dia 14 de setembro e, desde então, está sendo usado um antibiótico propício para tratar a KPC.
Ele informou que a paciente encontra-se isolada e que houve um aumento dos cuidados por parte dos profissionais de saúde para evitar a proliferação da bactéria no hospital inaugurado em julho deste ano.
A permanência de estagiários na UTI foi proibida para que o fluxo de pessoas no setor seja o menor possível. “Todas as medidas para prevenir que a bactéria possa se desenvolver foram tomadas”, garante Falubert Cruz.
A 'superbactéria' altamente resistente a antibióticos também foi diagnosticada em outro paciente do Trauma, mas ele não desenvolveu quadro de infecção. Pelo menos três mortes já foram confirmadas na Paraíba este ano, em decorrência da contaminação pela 'superbactéria'. Todas elas ocorreram em João Pessoa.
Comentários