icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

O Rappa prepara novo CD

A banda é uma das atrações do Fest Verão na praia de Intermares neste domingo.

Publicado em 20/01/2013 às 8:00

O Rappa está de volta à Paraíba. O grupo, que chega aos 20 anos de estrada, é atração de destaque da penúltima noite do Fest Verão 2013, estrutura armada na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Esta é a segunda vez que o grupo de Falcão (vocal), Xandão (guitarra), Lauro (baixo) e Lobato (teclados e baterias) comparece na cidade depois que retomou carreira, em 2011.

Surgido em 1993 no Rio de Janeiro, o grupo deu um tempo depois de lançar o Ao Vivo na Rocinha (2009). Dois anos depois, voltou com gosto de gás e o ano de 2012 mostrou que os fãs continuaram bem fiéis ao grupo carioca.

“2012 foi muito bacana pra gente”, comenta o guitarrista Xandão, por e-mail. “Percorremos o país fazendo o que a gente mais gosta de fazer, inclusive com dois Lollapaloozas (um em São Paulo e outro nos EUA). Ele serviu para consolidar algumas ideias de como diminuir o número de shows, fazermos shows melhores, estabelecer uma rotina saudável de estrada. A gente começa 2013 com essa nova forma de encarar o trabalho, que deu tanto resultado no ano passado. Dessa rotina também tiramos o desafio de levar a sonoridade dos palcos para o nosso próximo disco”.

Dois mil e doze terminou para O Rappa com um novo contrato com a Warner Music para mais três discos. O guitarrista não dá detalhes, mas confirma que já estão em estúdio gravando um novo trabalho. “O Rappa tem um jeito próprio de gravar disco.

Fazemos a coisa do nosso jeito, no nosso tempo. Estamos em estúdio agora e ele deve sair nos próximos meses. Nossas músicas se transformam quando estamos no palco, com o público.

Queremos essa energia no próximo disco. É o que eu posso adiantar agora”.

Xandão, que é paraibano, também adianta que o grupo não perderá sua conexão com o Nordeste. “Acho que essa conexão vem dessa mistura de sons que é o Rappa. Vamos do reggae ao baião com muita naturalidade, o que nos aproxima muito da musicalidade do Nordeste. Essa é característica tão forte da banda que seria impossível pensar em não ter conexões com o Nordeste em outros trabalhos da banda”.

Ocupados com o novo trabalho, o grupo ainda não pensou como irá comemorar os 20 anos de carreira, ou sequer os dez anos do cultuado disco O Silêncio Q Precede o Esporro. “Ainda não falamos em algo especial para cada uma dessas datas porque temos como foco o próximo disco, que naturalmente será um capítulo novo desses ciclos que a banda viveu. Mas são duas datas que serão lembradas com muito carinho. Não é algo nada simples completar dez anos de um lançamento, ainda mais 20 anos de carreira depois de um 2012 tão bom quanto o nosso”.

O Rappa sobe ao palco do Fest Verão para relembrar os grandes sucessos. A base deverá ser o Ao Vivo na Rocinha. Sobre o show, Xandão é evasivo: “A grande lição dessa turnê é o modo como podemos contar a nossa história de diversas maneiras em shows completamente diferente uns dos outros. São setlists diferentes, arranjos diferentes, e isso entrega um show diferente cada vez que subimos ao palco. Sem contar o compromisso de fazer um show melhor que o anterior”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp