POLÍTICA
Assembleia define composição das comissões permanentes
Governo perdeu maioria nas duas comissões principais. Escolha dos presidentes das mesmas deve acontecer na próxima semana.
Publicado em 23/02/2011 às 12:02
Da redação
Com assessoria
O número de vagas nas 12 comissões permanentes da Assembléia Legislativa da Paraíba conforme os Partidos Políticos e Blocos Parlamentares constituídos foi oficializado através de Ato do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB). O documento foi publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quarta-feira (23).
De acordo com o Ato, para a definição foram considerados a formalização do Bloco Parlamentar DEM/PSDB/PPS/PTN/PSB/PDT/PSL e PT do B, composto por 19 deputados, a formalização dos Blocos Parlamentares PSC/PP e PT/PR integrados, respectivamente de quatro parlamentares cada e o fato de que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) possui uma bancada composta de nove deputados.
Com a divisão proporcional ficou decidido que em comissões compostas por sete titulares e sete suplentes a base governista terá três vagas, o PMDB terá duas, e os blocos PSC/PP e PT/PR ficarão com uma vaga cada. Já nas comissões formadas por cinco titulares e cinco suplentes o governo também mantém três vagas, o PMDB fica apenas com uma e os outros dois blocos também com uma.
Dessa maneira a bancada governista perde a maioria nas duas principais comissões da Casa, Constituição e Justiça e Acompanhamento e Controle Orçamentário.Pois, ambas são formadas por sete integrantes .
Instalação das comissões
Após a formação a expectativa agora é pela instalação das comissões. De acordo com os deputados, isso deve acontecer na próxima semana.
"Estão se acumulando matérias aqui e sem as comissões a Casa não tem pleno funcionamento", disse o deputado Luciano Cartaxo.
A escolha dos presidentes das 12 comissões permanentes vai ocorrer no momento da instalação das mesmas.
Comentários