icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Inspeção constata falta de médicos e enfermeiros em postos de saúde

Das quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) inspecionadas nesta quinta-feira (24), no bairro de Mangabeira IV. Três estavam sem médicos e uma sem enfermeiro.

Publicado em 25/03/2011 às 13:39

Da Redação
Com Assessoria do MP

Das quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) inspecionadas nesta quinta-feira (24), no bairro de Mangabeira IV, em João Pessoa. Três estavam sem médicos e uma sem enfermeiro. Os postos foram fiscalizados pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital. Outras irregularidades foram encontradas nas USFs de Nova Esperança, Colégio Invadido, Tijolão e Ambulante.

De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o serviço apresentava problemas de climatização e de acessibilidade. “Nos consultórios médicos, os aparelhos de ar condicionados eram de propriedade dos médicos que lá atuavam”, criticou.

Na sala de esterilização, os dois autoclaves eram usados indistintamente para esterilizar materiais odontológicos e de enfermagem. A caixa de lixo perfurocortante estava no chão e no consultório odontológico da USF Colégio Invadido não havia micromotor. “Também foram encontradas receitas médicas sem carimbo ou qualquer outro tipo de identificação do profissional responsável”, acrescentou.

A Vigilância Sanitária também apreendeu um pacote de floco de milho com validade vencida desde 15 de fevereiro deste ano. O produto fazia parte de uma cesta básica que seria destinada a um paciente portador de tuberculose. No serviço não foram encontrados dispensadores de álcool gel e todos os dispensadores de sabão líquido estavam vazios.

A Promotoria de Justiça vai aguardar o envio dos relatórios de inspeção por parte dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Engenharia e Arquitetura, Serviço Social, Odontologia, Psicologia e Nutrição e da Vigilância Sanitária para instaurar procedimento administrativo sobre a qualidade do serviço oferecido na unidade básica de saúde.

“Os mesmos relatórios serão encaminhados pelos órgãos à Secretaria Municipal de Saúde para que sejam fomadas as providências e resolvidos os problemas”, explicou João Geraldo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp