POLÍTICA
Oposição a Dilma ganha no 2º turno
Apesar de vencer em São Paulo, PT perde outras 12 cidades brasileiras para partidos de oposição.
Publicado em 29/10/2012 às 6:00
As siglas de oposição levaram a melhor ontem em 12 dos 18 confrontos diretos contra partidos da base do governo Dilma Rousseff.
A principal conquista do PT ocorreu em São Paulo, maior cidade do país, onde Fernando Haddad (PT) venceu José Serra (PSDB) com 55,57% dos votos válidos, marcando o retorno do partido ao poder na capital paulista, oito anos depois da saída da ex-prefeita Marta Suplicy.
A oposição, no entanto, levou a melhor em Salvador, com ACM Neto (DEM), que derrotou Nelson Pelegrino (PT). Outra vitória importante dos oposicionistas aconteceu em Manaus (AM), com Arthur Virgílio (PSDB), derrotando a candidata Vanessa Grazziotin (PC do B).
Os partidos da oposição que venceram a base no segundo turno foram PSDB, DEM, PPS, PP e PSOL. Já os aliados que venceram confronto com oposição foram PT, PC do B e PTC.
Se consideradas apenas as capitais, entretanto, houve empate: foram quatro vitórias para a base aliada (em São Paulo, São Luís, Rio Branco e João Pessoa), contra quatro vitórias oposicionistas (Salvador, Manaus, Teresina e Macapá).
Além do confronto entre base e oposição em 18 cidades, este segundo turno teve ainda 23 cidades onde partidos da base aliada disputaram entre si; cinco cidades onde a base aliada enfrentou partidos independentes; dois confrontos entre oposição e independentes; e mais dois onde partidos da oposição disputaram entre si.
Comentários