CULTURA
Músicos da PB participam do 10º Femusc
Festival reúne mais de 800 músicos, vindos de 30 países que, desde o dia 18, apresentam cerca de 900 clássicos da música erudita.
Publicado em 27/01/2015 às 15:11 | Atualizado em 27/02/2024 às 18:14
Vinte jovens músicos do projeto paraibano do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) participam do 10º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), evento que acontece até o próximo sábado.
O festival reúne mais de 800 músicos, vindos de 30 países que, desde o dia 18, apresentam cerca de 900 clássicos da música erudita no Jaraguá do Sul, cidade que fica na região norte de Santa Catarina.
"Esse é o terceiro ano que os alunos do Prima estão presentes no festival, mas nunca em tamanho número", conta o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-geral do projeto, além de ser o diretor artístico do Femusc.
Para Klein, o objetivo principal do evento é a educação. "O objetivo secundário muito forte é o social: eles aprendem por 'osmose', conversando com os colegas e professores. Assim, eles vão perceber que existem as mesmas questões de dificuldades e emocionais. Esse envolvimento multiplica o ensino", explica.
Um dos professores que acompanha os 20 alunos do Prima é Tod Bowermaster, que atua na Sinfônica de Saint Louis, nos Estados Unidos. "Acredito que a oportunidade desses estudantes vai muito além da música, treinos e ensaios", ressalta o músico norte-americano.
"Eles não vieram à Disneylândia", frisa Klein. "Os alunos têm a responsabilidade de voltar e alterar os direcionamentos dos pólos do Prima. Mudar a comunidade através da música. Somos muito agressivos na mudança social".
Segundo o diretor-geral, no final de maio, em Patos, Sertão paraibano, os pólos do Prima vão se reunir para discutir novas ideias e espalhar os benefícios do programa.
Comentários