icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Alimento certo evita doenças

Investir em boas dietas e evitar certos alimentos podem minimizar os problemas acarretados pela rotina acelerada das grandes cidades.

Publicado em 18/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:10

A vida corrida das cidades em desenvolvimento tende a afetar o humor das pessoas. Trânsito congestionado, transportes públicos superlotados e as excessivas horas de trabalho são alguns dos ingredientes que contribuem para o aumento do estresse, responsável por diversos desequilíbrios no organismo, dentro deles a queda da imunidade, que facilita o surgimento de várias doenças. Investir em boas dietas e evitar certos alimentos pode ser determinante para evitar os possíveis problemas à saúde.

Vilão para os que vivem em dieta, o chocolate pode ser grande amigo para aqueles que andam com humor comprometido. De acordo com a nutricionista Danielle Oliveira, o doce possui substâncias responsáveis pela transmissão de boas sensações a quem come. “A presença do cacau no nosso organismo estimula a produção da serotonina, que é um hormônio que traz a sensação de felicidade e tranquilidade, com isso reduz em níveis consideráveis o estresse”.

A especialista afirmou que os benefícios são vários, mas o consumo deve ser regrado. “O melhor tipo seria o chocolate amargo, por conter menos açúcar e gorduras. O consumo pode ser diário, sendo em pequena quantidade, um pequeno tablete, de 40g por exemplo, ajudaria a reduzir o estresse e também não traria muitos prejuízos à balança. É importante que o chocolate contenha 70% de cacau, pois são os mais saudáveis”, explicou Danielle Oliveira.

Uma recente pesquisa publicada na revista “Journal of Proteome Research” comprova os benefícios do chocolate. No estudo, foram ofertados a pacientes com traços de ansiedade 40g de chocolate (escuro, com maior teor de cacau) diariamente. Ao final da pesquisa foi constatado a redução dos níveis de hormônios e outros elementos bioquímicos responsáveis pelo estresse, como cortisol.
Outros alimentos agem no sentido contrário, aumentando o estresse de quem ingere, explicou a nutricionista Danielle Oliveira. “Alimentos que podem provocar estresse são aqueles ricos em açúcar, refrigerante, álcool, sorvetes e alimentos gordurosos em geral. Eles afetam o humor, deixando o indivíduo mais irritado, agitado, pois são alimentos estimulantes, além de trazerem malefícios à saúde em geral ”, disse.

ESTRESSE PODE PROVOCAR DOENÇAS

Estudos mostram que se expor por longos períodos a situações de tensão, adversidades, conflitos e transtornos afetivos pode resultar em um desequilíbrio do organismo, como a baixa imunidade, facilitando o aparecimento de várias doenças que vão desde uma simples virose até doenças mais graves.

A nutricionista Suzele Lima, do Hapvida Saúde, disse que estresse e baixa da imunidade podem caminhar lado a lado, por isso é necessário reforçar a ingestão de alimentos sadios. “O ideal é incluir diariamente nas refeições alimentos ricos em carotenoides, que ativam o sistema imunológico, encontrados em frutas e vegetais de cor laranja, amarelo e vermelho, bem como alimentos fonte de ômega 3 e 6, que possuem função reguladora de células imunológicas e podem ser encontrados em peixes, castanhas, nozes. E também os alimentos probióticos (bactérias benéficas que reforçam o sistema imunológico) que são encontrados em leite fermentado e iogurtes”, disse a especialista.

Outra dica da nutricionista é o consumo regular de vitaminas E encontradas com facilidade em óleos vegetais, como o de milho, o de soja e ainda no azeite de oliva e vitamina C, encontrada na laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica e outras frutas ácidas. A especialista ressalta que antes de consumidos é fundamental higienizar bem os alimentos e dar preferência àqueles que podem ser ingeridos in natura, pois conservam melhor os nutrientes.

ANSIEDADE CONTROLADA COM ALIMENTOS CERTOS

A ansiedade também é um fator emocional possível de ser controlado a partir da ingestão dos alimentos corretos, segundo informou a nutricionista Suzele Lima. Por possuir betacaroteno, que se transforma em vitamina A, a pimenta auxilia o organismo na luta contra todo tipo de infecções. Além disso, ela possui a capsaicina (substância que provoca ardor), que age liberando endorfinas, neurotransmissor responsável pela comunicação do sistema nervoso. Ela também auxilia na dissolução de coágulos sanguíneos, ajudando no controle do colesterol e prevenindo arteriosclerose.

Os vegetais e frutas também são fortes aliados no equilíbrio da mente. “Existem estudos relacionando ansiedade e alimentos, como aqueles alimentos ricos em vitamina C. Pimentão, brócolis, melancia e frutas cítricas, por exemplo, podem ajudar na redução dos níveis de cortisol”, explica a nutricionista Suzele Lima” (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp